Não é necessário esperar a comida para desfrutar do Taste 2013 Shiraz / Cabernet Sauvignon. Abram a garrafa ao chegar do trabalho e saboreiem uma taça enquanto o jantar é preparado.
País: África do Sul
Região: Western Cape
Indicação Geográfica: Wellington
Uvas: 60% Shiraz e 40% Cabernet Sauvignon
Álcool: 13,6%
“Crianza”: em barris de carvalho francês e americano
Produtor: Truter Family Wines
O vinho
O vinhedo é cultivado no sopé da montanha sobre suaves ladeiras. Os solos são uma mistura de granito, arenito e argilas, o que garante as condições ideais para o cultivo de uvas tintas com caráter. A uva chega à bodega e é separada dos cabos suavemente.
Logo é prensada e fermenta em depósitos de aço inoxidável, durante 8 dias a uma temperatura de 26ºC, com leveduras selecionadas. Uma vez finalizada a fermentação alcoólica, o vinho é trasfegado e prensado para retirar as peles e realizar a fermentação malolática. Após, o vinho é criado em barris de carvalho americano e francês. Logo, o vinho é ligeiramente clarificado e filtrado antes do seu engarrafamento.
Cata
De cor vermelho cereja, limpo e brilhante. As frutas vermelhas maduras (ameixa) destacam-se e se fundem com lembranças de folhas de chá, especiarias e mentolados sutis. Na boca é firme, de corpo médio, aparecendo novamente notas mentoladas, além de um leve tostado de barril, muito bem integrado.
Harmonização
Acompanha bem uma carne de porco ou ave na grelha, com verduras também grelhadas ou arroz ligeiramente temperado. Confira nossa receita de lombo com legumes!
Temperatura
Degustar a uma temperatura compreendida entre os 15 e os 16ºC. Não é necessária a decantação deste vinho pelo momento, porém, se for consumido passados os próximos 12 meses, uma oxigenação leve cairá bem. Por isso é recomendável abri-lo com 30 minutos de antecedência ao consumo.
Guarda
Para desfrutar agora e, se for mantido em boas condições de conservação, poderá ser consumido, sem dúvida, nos próximos três anos (2016-2019). Desaparecendo os aromas de fruta vermelha que progressivamente evoluirão para um perfil mais neutro.
Texto: Alberto Pedrajo
Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!