eggnog
Brandy Eggnog – The Holiday cocktail
Do final de novembro, no Dia de Ação de Graças – o famoso Thanksgiving, até o Natal. Essa é a bebida que não sai da boca dos americanos.  

De sabor marcante, o peculiar Brandy Eggnog é um dos coquetéis mais antigos e citados nas obras primordiais da mixologia. Embora seja muito usado na celebração do Natal e outros feriados nos Estados Unidos. Há controvérsias de que este drinque tem sua origem na América. Muitos afirmam que tenha sido trazido para os Estados Unidos através da Europa. Mencionando que já se misturava ovo, leite e vinho no “Velho Mundo”. No entanto, o rum chamado de “grog” na América Colonial, foi introduzido na receita pelos norte-americanos por volta de 1790. Substituindo o vinho; e mais tarde o Brandy. Citam que o termo “eggnog” derivou do termo “egg’n’grog” que, por sua vez, originou-se do termo “egg and grog”. Grog é a palavra que se atribui às bebidas quentes, além das taças com alças homônimas.

Também existem menções a respeito de que a alquimia tem sua origem europeia datada do século XVII, e o termo “eggnog” surgiu da palavra “noggin”, que era uma caneca feita de madeira com a função de servir bebidas nas tavernas. Acredita-se que era servida uma mistura de leite e Xerez – o vinho fortificado de aperitivo espanhol. Devido ao fato de seus ingredientes serem facilmente obtidos, assim como sua mistura nutritiva, picante e bastante alcóolica de gema de ovo, leite, Brandy, açúcar e noz-moscada, motivos não faltaram para o Brandy Eggnog cair no gosto da América.

No cinema, Nicholas Cage interpreta o “orgulho do capitalismo” no divertido drama “Um homem de família”, de 2000. Uma das cenas iniciais mostra o ocupadíssimo executivo passando a noite de Natal sozinho, celebrando com um Eggnog industrializado, comprado em uma loja de conveniência. Aliás, inúmeras empresas colocam a mistura base não alcóolica no mercado. Destaque para o tradicional produtor de licores sulistas, a Southern Comfort, que oferece uma embalagem tetra pack estilizada, assim como a marca de Bourbon Evan Willians, cuja garrafa garante que seu eggnog é o original sulista.

sociedade-da-mesa

Bastante calórico, o coquetel nos remete à alegria e acolhimento dos tradicionais feriados norte-americanos, com o simbolismo característico de sabor festivo. Cheers!

O BRANDY EGGNOG deve ser preparado com 40ml de brandy, 70ml de leite, 20ml de xarope de açúcar e uma gema de ovo. Bater na coqueteleira com gelo e servir em copos longos ou até em taças com alças grog. O coquetel deve ser finalizado com noz-moscada no topo da bebida e decorado com um stir especial – uma canela em pau como mexedor. Coquetel oficial da International Bartenders Association.

Texto: Rick Anson

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!