Fazia algum tempo que não apresentávamos um vinho rosado, mas após catar este maravilhoso Coloma Rosado 2015 Pinot Noir, foi inevitável fazer esta Seleção Mensal.

País: Espanha

Região: Estremadura

Indicação Geográfica: Vinho da Terra de Estremadura

Uvas: 100% Pinot Noir

Crianza: Sem crianza

Álcool: 12,5% vol.

Produtor: Coloma Viñedos y Bodegas

O Vinho

As uvas são procedentes de vindima noturna no início do mês agosto, da parcela “El Colmenar”. Trata-se, pelo momento da vindima, de um dos primeiros rosados a serem comercializados na Europa. Uma vez recebida a uva na bodega, ela é macerada durante seis horas a 10ºC.
Posteriormente é sangrado para a obtenção do mosto lágrima. A fermentação acontece em depósitos de aço inoxidável a uma temperatura controlada de 14ºC, para preservar seus aromas varietais. Após a fermentação, o vinho é trasfegado, clarificado, filtrado e engarrafado, para que preserve ao máximo suas características originais.

Cata

Sugestiva cor framboesa, limpa e brilhante. Seu nariz responde ao esperado de um Pinot Noir, pura expressão floral com agradáveis notas de fruta madura, onde se destaca o damasco. Sua boca refrescante e afrutada torna-o fácil de beber, com um notável equilíbrio entre o grau alcoólico e a acidez.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Este elegante vinho rosado é ideal para consumir no aperitivo. Como Estremadura é a terra do porco ibérico e da ovelha Merida, não se pode perder a oportunidade de acompanhar este vinho com embutidos e queijos semicurados. Uma salada de frutos do mar também é um acerto, confira nossa receita especial. 

Temperatura

Degustar entre os 5 e 7ºC. Manter a garrafa dentro do balde com gelo e servir pouco a pouco, para manter a temperatura baixa e assim desfrutar de todos os matizes deste rosado.

Guarda

Está perfeito para ser consumido agora, mas em boas condições de conservação poderá ser consumido, no mínimo, nos próximos dois anos (2016 – 2018). Não podemos esquecer que é um ótimo momento para consumi-lo, já que é agora quando poderemos desfrutar seus ricos aromas e sabores frutados.

Texto: Alberto Pedrajo

Porque selecionei – por Dario Taibo
Há muito quero trazer para os associados este Garnacha, que venho acompanhando há anos e nunca o fiz, porque seu custo não me permitia. Mesmo tendo conseguido uma boa negociação, ainda ficou um pouco caro, mas vocês me dirão se valeu a pena. O rosado que o acompanha é também único e fruto da esquisita sensibilidade da enóloga Amélia Coloma. Para que o rosado chegasse ao associado o mais fresco possível, comprei no pé, sem provar a safra.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert