Este colossal Coloma Seleção 2014 Garnacha vai surpreender no primeiro gole. Riqueza de matizes, elegante crianza e uma explosão frutal fazem o seu conjunto delicioso.

País: Espanha

Região: Estremadura

Indicação Geográfica: Vinho da Terra de Estremadura

Uvas: 100% Garnacha tintorera

Crianza: 5 meses em barris de carvalho francês

Álcool: 14,5% vol.

Produtor: Coloma Viñedos y Bodegas

O vinho

Procedente da parcela El Carrascal, a uva foi vindimada em princípios de setembro. Após sua chegada na bodega, foi suavemente desengaçada, esmagada e fermentada em depósitos de aço inoxidável, a uma temperatura controlada de 25 a 28ºC.
Depois da fermentação alcoólica e a malolática, o vinho permaneceu 5 meses em barris de carvalho francês, onde Amélia procurou, por um lado, domar esses intensos taninos procedentes da Garnacha Tintorera e, por outro, a integração com sua fruta madura. Após uma suave clarificação e filtragem, o vinho foi engarrafado.

A cata

Vermelho-cereja profundo, com borda violeta e lágrima densa na borda da taça. Aromas de frutas pretas originais e supermaduras, com notas de morangos e frutas vermelhas, cereja e framboesa. Após a primeira e intensa carga frutal, encontramos uma madeira elegante com especiarias que encaixam sem incomodar a fruta.
Na boca, é um vinho intenso e volumoso, mas sua grande estrutura equilibra-se graças a uma acertada acidez e uma madeira elegante, que aparentemente ajudou a domar o vinho. Seu passo na boca é mais que persistente: após um gole é possível saborear e desfrutar os matizes.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Este vinho é para carne, para churrasco. É um bom companheiro de pratos imponentes de carne bovina na chapa, ou até pratos um pouco mais sofisticados. Experimente acompanhá-lo com uma costela de porco com molho agridoce, cujo sabor encaixa perfeitamente com este vinho. Se for atrevido, também pode saboreá-lo com um boa feijoada e com uma deliciosa carne defumada. Confira uma deliciosa receita de costelinha de porco para acompanhar o vinho! 

Temperatura

Degustar entre os 15 e os 16ºC de temperatura. Não é necessário decantá-lo no momento. Passados os próximos 12 meses, deverá ser levemente oxigenado para recuperar sua expressão frutal, por isso é recomendável abri-lo com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao consumo.

Guarda

Para desfrutar já, porém, mantido em boas condições de conservação, poderá ser consumido nos próximos quatro anos (2016 – 2020). Gradativamente, seus aromas frutais darão lugar à complexidade, graças a uma intensa carga fenólica, com notas de couro e nanquim.

Texto: Alberto Pedrajo

Porque selecionei – por Dario Taibo. Há muito quero trazer para os associados este Garnacha, que venho acompanhando há anos e nunca o fiz, porque seu custo não me permitia. Mesmo tendo conseguido uma boa negociação, ainda ficou um pouco caro, mas vocês me dirão se valeu a pena. O rosado que o acompanha é também único e fruto da esquisita sensibilidade da enóloga Amélia Coloma. Para que o rosado chegasse ao associado o mais fresco possível, comprei no pé, sem provar a safra.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert