three-french-hens-2014-mar%ef%80%a216
Apresentamos a vocês o Three French Hens 2014. Uma estupenda coupage de Merlot e Mourvédre, em perfeita combinação de ambos os varietais, que surpreende pela integração, doçura e equilíbrio. Um vinho denso e, ao mesmo tempo, suave e muito expressivo. Proponha-se a desfrutar desse vinho delicioso e frutado, no qual o enólogo, de forma surpreendente, soube captar e conservar os sabores vibrantes de frutas vermelhas em suas uvas.

País: França

Região: Languedoc

Indicação Geográfica: IGP Pays D’OC

Uvas: 60% Merlot + 40 % Mourvédre (Monastrell)

Crianza: Sem crianza em barril

Álcool: 13,5% vol.

Produtor: Domaine Boutinot

O vinho

Passados os controles no campo, a uva é vindimada manualmente e transportada para a bodega onde é fermentada em depósitos de aço inoxidável. As uvas fermentaram a temperaturas mais baixas que o habitual (aproximadamente 22ºC) com o fim de preservar os caracteres frutais primários de cada uma das varietais. Foi remontado duas vezes por dia para extrair a cor e taninos suaves buscando preservar o caráter varietal.
Finalizando a fermentação alcolica e malolatica, Guillaume procedeu com a mistura meticulosa de cada varietal, buscando a proporção exata que permita obter um vinho de estilo acessível e frutato. O vinho não passa por barril de carvalho com o fim de preservar 100% seu caráter varietal. Após a unificação se mantem o vinho durante umas semanas para sua integração e clarificação para ser engarrafado rapidamente e assim poder preservar toda essa fruta que foi tão cuidadosamente  extraída durante a fermentação.

sociedade-da-mesa

A cata

Vermelho cereja com notável lagrima. A fruta é o verdadeiro protagonista deste vinho. Após agitar ligeiramente a taça as notas de intensa fruta vermelha e madura são protagonistas. Logo descobrimos toques balsâmicos e especiarias leves junto com notas de ameixa e pêssego. Na boca se apresenta como um vinho redondo, madura e novamente a fruta. Passo longo e amplo que o faz muito agradável.

Harmonização

O estilo suave e doce deste vinho é ideal para acompanhar todos os tipos de carne na brasa como churrasco de picanha. Mas pratos de colher, legumes ou sopas também acompanharão bem este fantástico vinho tinto. Confira uma deliciosa receita de picanha com chimichurri para acompanhar esse vinho!

Temperatura

Sua temperatura de consumo ideal está em torno dos 14 – 15ºC. Não é necessária decantação nem abertura previa ao consumo.

Guarda

Recomenda-se beber este vinho dentro dos próximos 2 anos (2016 – 2018), já que nestes vinhos tão frutados sem crianza, os aromas primários de fruta progressivamente evoluem para um perfil mais neutro perdendo a riqueza de aromas que atinge atualmente.

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert