risotoÉ melhor sobrar do que faltar? Claro que não. Menos é mais? Nada feito. Bom mesmo é não sobrar nem faltar. O chef Eugenio Lorainev tem as medidas certas para você, que ama cozinhar, receber e servir os amigos e a família, mas não aceita desperdícios. Delicie-se!

Nesta primeira coluna, o chef dá os números certos pra você arrasar no fogão, com um risoto de camarão com limão siciliano e banana da terra, acompanhado de abadejo em crosta de frutos secos pra 20 pessoas.

Para o risoto, você vai precisar de por volta de 1,8kg de camarão rosa, pouco mais de 2kg de arroz arbóreo, azeite, cebola picada, salsão ou aipo, duas cenouras, uma cebola inteira, banana da terra (óbvio) em cubos, manteiga sem sal, parmesão ralado, suco de limão siciliano e vinho branco. Pra temperar, sal, pimenta-do-reino preta e as raspas do limão siciliano.

Já para o peixe, bastam 1,8kg de abadejo. Além de nozes, castanha-do-Brasil, castanha-de-caju, damasco e 4 ovos, além de azeite, sal e pimenta-do-reino. Pra sofisticar ainda mais, o chef sugere uma entrada de brie com mel de engenho: 2kg de brie, 1kg de farinha panco, 8 ovos, 2 litros de óleo de canola, meio litro de mel de engenho e 20 flores comestíveis, pra dar aquele toque especial e garantir os aplausos bem antes do prato principal. Quer fazer algo mais íntimo e chamar só 10 pessoas? É só diminuir as quantidades pela metade. Deu água na boca? Prepare logo!

Texto: Paulo Samá

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!