agua de valencia

A “Água de Valência” foi preparada pela primeira vez em 1959, no  “La Cervecería Madrid”, um bar localizado em Valência. Seu proprietário, Constante Gil, era um pintor nascido na Galícia, que recebia e organizava reuniões em seu bar.

A história conta que um dia estava no bar um grupo de vascos, clientes assíduos que sempre pediam a mesma coisa: o melhor vinho espumante da casa, ao qual denominavam “Água de Bilbao”. Porém já cansados de beber sempre o mesmo vinho, pediram a Constante que lhes surpreendesse com algo diferente. O dono do bar disse-lhes, então, que prepararia uma “Água de Valência”. A surpresa foi grande, grata e bem recebida. A partir de então, os clientes vascos passaram a consumir “Água de Valência”, que acabou tornando-se um sucesso entre todos os clientes da casa.

Já na década de 1970, a bebida passou a ser popular, preparada e comercializada em toda Valência. Hoje é conhecida em todo o país e cruzou as fronteiras para o mundo.

sociedade-da-mesa

É curiosa a diversidade de regiões espanholas envolvidas, de alguma maneira, na invenção desta hoje conhecida bebida: inventada em Valência por um galego, consumida pela primeira vez por vascos, numa cervejaria que se chamava Madrid.

Como preparar um litro desta deliciosa e refrescante bebida? Em uma jarra, coloque meio litro de suco de laranjas recém-espremidas (maduras e não muito azedas). Acrescente 60ml de gin (de boa qualidade) e 60ml de vodka. Coloque três colheres de sopa de açúcar e mexa até dissolver por completo. Por último, coloque meio litro de cava e misture lentamente com uma colher de pau. Acrescente gelo e fatias de laranja.

Texto: Carmen Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!