Neste mês, um prato especial para 15 convivas escolhidos a dedo (já vá cogumelospensando nos convidados). Os Cogumelos Porcini são especiais para servir em ocasiões onde o que importa mesmo é brindar a felicidade. Aliás, segundo o chef, os Cogumelos Porcini têm um encanto todo particular, pois harmonizam com os mais diversos vinhos.

Agora, surpreenda-se, pois você não precisa de muito para fazer os olhos de 15 pessoas queridas brilharem. Bastam 875 gramas de polenta instantânea, 200 gramas de cogumelos Porcini secos, 1,8kg de cogumelos Chestnut ou Paris.

Se quiser ser detalhista como o chef, use as medidas exatas de tempero: 1/2 colher de sopa de sal, 4 dentes de alho picado, 100ml de azeite de oliva extra virgem, 3g de pimenta-do-reino e mais 5g de sal para os cogumelos.

Pronto. Agora é se dedicar ao preparo e dividir tudo em 15 pratos de polenta cremosa e colocar as porções de cogumelos por cima. Se quiser fazer de um jeito mais despojado, coloque a polenta em dois réchauds e cada convidado faz o seu self-service. Bom apetite!

* Eugenio Lorainev é Head chef no Buffet Nectar Gastronomia. Como cozinha para grupos de pessoas, tem sempre os números na ponta da língua.

Texto: Paulo Samá

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!