A Nero d´Avola, também conhecida como uva Calabrese,vineyard and olive trees on gentle slope in Etna region, Sicily é a variedade tinta mais representativa do vinhedo siciliano, e é a mais conhecida no mundo, além de ser a tinta dominante da ilha.

Sem dúvida, essa varietal é a referencia enológica siciliana com a qual, na atualidade, elaboram-se alguns dos vinhos mais interessantes da Itália. Sua superfície de cultivo supera, até agora, os 12.000 hectares.

Seu nome deriva da frase “descendo desde Avola”. Sendo Avola uma pequena cidade no sudeste da Sicília, próxima a Siracusa. Seu cultivo estende-se por toda a ilha (exceto a ponta nordeste), mas sem dúvida, é ao sudeste de Sicília que esta varietal sente-se confortável e, portanto, é onde encontramos os maiores vinhedos.

Até a década de 1980, grande parte da produção da Nero d´Avola, foi misturada em outros tintos de outras partes da Sicília, Itália e até do norte da França, já que suas características de cor e estrutura permitiam reforçar outros vinhos, graças, em boa parte, aos grandes contrastes entre temperaturas diurnas e noturnas.

sociedade-da-mesa

Essa varietal era complicada de cultivar na ilha. Já que o clima seco e cálido fazia com que a uva tivesse uma tendência a produzir vinhos excessivamente pesados e alcoólicos. Porém, os novas técnicas de viticultura e vinificação permitiram adaptar e melhorar o cultivo, para elaborar vinhos mais equilibrados sem perder a essência da varietal, de cor profunda e estrutura marcada, porém agora equilibrados com sabor de fruta e acidez.

A cor que se destaca é o vermelho-rubi. Brilhante, com matizes roxos vivos quando jovens, e marrons depois do envelhecimento. Tem nariz complexo, com toques de violetas e especiarias. (principalmente alcaçuz e cravo). Ameixa, cereja, amora, framboesa, groselha negra e chocolate, couro e tabaco. São vinhos atraentes, complexos com caráter, e com uma qualidade única.

Aproveite e conheça mais sobre o vinho da  nossa Seleção Mensal de abril de 2016, Ca’Di Ponti Nero D’Avola 2014.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!