Estão dispostos a desfrutar de um Malbec único? 

Aqui apresentamos a vocês o Estancia Los Cardones Tigerstone Malbec 2012, um vinho que representa o verdadeiro caráter dos vinhos do norte da Argentina, sem esquecer da elegância e finesse.

  • País: Argentina
  • Região: Salta
  • Indicação Geográfica: Cafayate
  • Uvas: 100% Malbec
  • Crianza: 12 meses de crianza em barris de carvalho francês (15% novos)
  • Álcool: 14% vol.
  • Produtor: Bodegas Anko

O vinho – O épico deste vinho não está somente nas uvas de procedência.

A uva é vindimada manualmente, desengraçada delicadamente e esmagada para ser microvinificada em pequenos depósitos plásticos (bines) de apenas 700kg de capacidade, onde toda a elaboração é feita de maneira manual e na ausência de bombas.

A temperatura de fermentação não supera os 18ºC. Por isso, a extração de aromas e taninos acontece de maneira seletiva, sem super extrações.
Finalizada a fermentação alcoólica, o vinho é prensado e transferido para barris de carvalho, onde continua com sua fermentação malolática, passando logo para sua crianza.

Isso ocorre 100% em barris de carvalho francês de 225 litros – 15% deles novos e os demais, originários de varias utilizações.

Após a crianza de 12 meses misturam-se os vinhos de todos os barris e se realiza o afinamento prévio ao engarrafamento.

sociedade-da-mesa

Cata

Vermelho-rubi de capa média e lágrima com destaque na borda da taça. Necessita respirar para mostrar todo o seu potencial.

As primeiras notas são de fruta em licor de cereja, aparecendo depois lembranças de crianza bem equilibrada, grafite de lápis e chocolate amargo.

A boca é longa, envolvente com um quase equilíbrio perfeito entre a acidez e a estrutura. Notas de licor na boca, junto aos taninos muito maduros e redondos, aportam elegância e longitude ao vinho.

Harmonização

Trata-se de um vinho polivalente, porque pode ser harmonizado com todos os tipos de comidas, Minha recomendação é que comecem com embutidos secos e queijos curados ou semicurados.

Na sequência, continuem saboreando seu equilíbrio, acidez e taninos redondos com pratos gordurosos como um estofado de carne ou uma vitela. Ou atrevam-se e preparem uns tacos de milho com carne e abacate. Confira nossa receita de tacos para acompanhar esse vinho! 

Temperatura

Sua temperatura de consumo deve estar entre os 16 – 18ºC. Não é estritamente necessária sua decantação.

É recomendada a abertura da garrafa com alguma antecedência ao momento de consumo.

Se optar pela guarda, cada vez mais será necessária sua oxigenação prévia, portanto, será recomendável oxigená-lo em um decanter de fundo largo e esperar pelo menos 30 minutos antes do consumo.

Neste caso, fique atento à temperatura.

Guarda

Para beber já, mas eu recomendo que tenham um pouco de paciência, porque este vinho crescerá na garrafa nos próximos meses e anos.

Em ótimas condições de conservação, poderemos consumi-lo, no mínimo, nos próximos oito anos (2016 – 2024).

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!