Grelhado de berinjela, menta com salada de cuscuz by Chef Eugenio Lorainev

Grelhado de berinjelaSempre ligado nos mínimos detalhes, o chef Eugenio traz até você um apetitoso grelhado de berinjela para fazer brilhar os olhos (e dar água na boca) de 15 pessoas, agradando a gregos e troianos, vegetarianos e veganos.

O prato, além do toque exótico da menta, traz uma mistura inusitada e saborosa com a salada de cuscuz marroquino, e vai muito bem com um vinho. Se for com Syrah, melhor ainda, segundo o chef.

Anote os ingredientes: para servir bem 15 pessoas, você vai precisar de 1,5kg de berinjela em cubos, 350ml de caldo de legumes quente, 35g de alho picado, 60g de salsinha picada, 40g de hortelã também picada, 600g de cuscuz marroquino, 150g de amêndoas, 300ml de azeite extra virgem, 15g de sal refinado e 10g de pimenta-do-reino.

Mãos à obra 

Despeje o cuscuz em um refratário com 100 ml de azeite, misture ligeiramente e acrescente o caldo para hidratá-lo. Deixe esfriar. Com o auxílio de um garfo, solte o cuscuz e reserve. Aqueça uma frigideira com o azeite, doure doure rapidamente o alho e refogue a berinjela com o sal e a pimenta do-reino por 8 minutos. Retire do fogo, misture com o cuscuz, a salsinha, as amêndoas e a menta. Se achar necessário, acerte o sal. Sirva imediatamente e se prepare: seus convidados vão até brigar pela receita.

Eugenio Lorainev é Head chef no Buffet Nectar Gastronomia. Como cozinha para grupos de pessoas, tem sempre os números na ponta da língua.

Texto: Paulo Samá

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!