toque techUma troca de receitas de trufa pelo WhatsApp. Food delivery baseado em geolocalização. A indicação de uma casa etíope, via Facebook ou TripAdvisor. Aplicativos que conectam os foodies, chefs e profissionais da culinária. Bebidas e alimentos carregando hashtags. O mundo Kbps invadiu todas as áreas do conhecimento humano e, inevitavelmente, a gastronomia.

A democratização da comunicação, e o próprio conceito de mídia social, ganharam força com a chegada do Orkut e Facebook, em 2004. Logo, pessoas passaram a produzir e compartilhar conteúdos, mas as plataformas tecnológicas trabalham também ao lado de restaurantes, bares e empresas do setor, que as utilizam hoje para melhor atender e entender o novo consumidor. Assim, podem interagir, promover experiências mais agradáveis e atuais, fidelizar. As receitinhas de caderno deram lugar a esse imensurável guia gastronômico mundial, recheado de notícias e dicas, fotos e filmes, avaliações, pratos, eventos. É a mistura de dois ingredientes que ninguém consegue viver sem: boa comida e banda larga.

Texto: Fabio Angelini

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