A cítrica mística

mao de buda

Quem acredita já ter visto e provado de tudo vai se surpreender com a Citrus medica var. Sarcodactylis, estranha fruta asiática milenarmente conhecida como Mão de Buda. A variedade cítrica, que lembra uma mão estendida de dedos longos (ou cachos de bananas mutantes), tem aroma forte e agradável, similar ao do limão.

Por isso, é bastante explorada por chineses e japoneses para perfumar ambientes e objetos pessoais. Em mãos orientais, tornou-se também oferenda budista e presente de Ano Novo, por simbolizar felicidade e longevidade. Sua diminuta polpa agridoce converte-se em doce ou licor, mas os ousados usam-na crua, para temperar saladas ou acompanhar pratos com peixe.

sociedade-da-mesa

mao de buda2

Embora não forneça suco nem semente, a casca grossa fica muito boa cristalizada. E as indicações terapêuticas incluem alívio da dor e inflamação, reforço imunológico e redução da pressão arterial. É possível que a Mão de Buda tenha sido a primeira fruta cítrica apresentada ao paladar europeu, onde não é tão difícil encontrá-la. Por aqui, só importada e olhe lá. Mais garantido na China, Índia ou Califórnia.

 

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!