Este interessante “emsamblage” de Cabernet Sauvignon, Garnacha e Syrah, potente e ao mesmo tempo elegante, é um delicioso exemplo da polivalência vitivinícola do vale de Colchagua, onde a diversidade de variedades encontrou o seu lugar.
- País: Chile
- Região: Valle Colchagua
- Indicação Geográfica: D.O. Valle de Colchagua
- Uvas: 70% Cabernet Sauvignon, 15% Garnacha e 15% Syrah
- Crianza: 70% do vinho com 6 meses de crianza em barris de carvalho francês e americano
- Álcool: 13 % vol.
- Produtor: MontGras
O vinho
As uvas são vindimadas manualmente no início de maio, em áreas selecionadas dentro dos diferentes vinhedos que a bodega Mont Gras possui em Colchagua.
Maceração pré-fermentativa a frio durante 24 horas.
A fermentação alcoólica é realizada com temperatura controlada entre 28 e 30 ºC, com 3 remontados diários.
Breve crianza de 70% do vinho por 6 meses em barris de carvalho francês e americano.Terminada a crianza, ensambla-se com 30% de vinho jovem, buscando a harmonia entre fruta e a suave crianza.
Cata – De intensa capa vermelho-cereja, limpo e brilhante.
- Nariz rico em aromas elegantes e de especiarias, com ligeiros balsâmicos que vão se abrindo em notas de fruta vermelha madura.
- Sua entrada na boca é redonda, aparecendo notas de café, balsâmicos e mentolados. Bem estruturado, com taninos maduros que aportam longitude na passagem pela boca.
Harmonização
Um prato de porco com molho suave, acompanhado com cogumelos salteados e magret de pato, ou um rosbife acompanhado de uma deliciosa salada, serão perfeitos para desfrutar deste vinho. Confira nossa receita de magret de carnard para acompanhar esse vinho chileno!
Temperatura
A temperatura de consumo deve estar entre 15 e 17 ºC. Não é necessária a decantação ou abrir a garrafa antes do consumo – ao menos durante os próximos meses.
Mas se optamos por guardar o vinho, é recomendável abrir a garrafa com 30 minutos de antecedência ao momento de consumo, ou oxigenar ligeiramente em decanter antes do consumo.
Guarda
Para consumir já. Espera-se um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses, razão pela qual recomendamos um pouco de paciência para desfrutar plenamente de seus matizes. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 4 anos (2016 – 2020).
Texto: Alberto Pedrajo