Este Gran Reserva Carmenére 2015 é um excelente exemplo do quão podem ser saborosos, suaves e sedutores os vinhos elaborados com esta varietal clássica do Chile.
- País: Chile
- Região: Valle de Colchagua
- Indicação Geográfica: D.O. Valle de Colchagua
- Uvas: 100% Carmenère
- Crianza: 70% do vinho com 6 meses de crianza em barris de carvalho francês e americano
- Álcool: 13,5% vol.
- Produtor: MontGras
O vinho
As uvas são vindimadas ao longo do mês de abril, respeitando o ponto de maturidade desejada de cada varietal. Toda a vindima realizouse de maneira manual em áreas especialmente selecionadas dentro dos diferentes vinhedos da bodega MontGras em Colchagua.
Maceração pré-fermentativa a frio durante 24 horas.
A duração total da fermentação alcoólica e posterior maceração é de 17 dias, com temperatura controlada entre 28 e 30ºC, com três remontados diários.
Crianza de 70% do vinho durante 6 meses em barris de carvalho francês e americano. Terminada a crianza, o vinho é ensamblado com 30% de vinho jovem, procurando a harmonia entre a fruta e a crianza suave.
Cata
De cor vermelho-cereja, limpo e brilhante. Apresenta um nariz doce com claras lembranças de ameixa madura, moka e chocolate.
Boca saborosa com um amplo e redondo centro, onde aparecem as notas de crianza e novamente a ameixa madura. Bem armado, com final de boca longo.
Harmonização
Um prato de coelho cozido ou um escabeche de ave serão excelentes combinações. O coelho, sem ser gorduroso, porém com uma contundência de cozido, equilibrará com o toque de crianza e de fruta madura.
Por outro lado, a combinação com um leve escabeche de ave nos permitirá alongar na boca este vinho tão saboroso.
Confira uma deliciosa receita de braseado de coelho para acompanhar esse vinho!
Temperatura
A temperatura de consumo deve estar entre os 15 e 17ºC. Não é necessária a decantação nem abrir a garrafa antes do consumo, pelo menos não nos próximos meses.
Se optarmos pela guarda, será recomendável abrir a garrafa com 30 minutos de antecedência do momento de consumo, ou oxigená-lo em um decanter.
Guarda
Para ser consumido agora, mesmo que ainda se espere um desenvolvimento positivo na garrafa pelos próximos meses.
Por essa razão é interessante ter um pouco de paciência para logo poder desfrutar plenamente dos matizes deste vinho. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos quatro anos.
Texto: Alberto Pedrajo