ala colarada cabernet
Las Perdices – Ala Colorada Cabernet Franc 2013 é o tipo de vinho que, quando tomamos, temos a necessidade de ler novamente o rótulo para saber realmente o que estamos bebendo. Acontece que esta varietal de origem francesa e minoritária em Mendoza é capaz de surpreender quando alcança a maturidade plena nessas latitudes, graças a seu nariz perfumado e, principalmente à sua fina estrutura.
Habitual em muitos dos grandes vinhos de Bordeaux, sua presença nos vinhos de Mendoza começa a ser cada vez mais comum, graças às suas qualidades para a integração em vinhos multivarietais e, principalmente, sua excelente integração nos coupages com Malbec.

País: Argentina

Região: Mendoza

Indicação Geográfica: Lujan de Cuyo

Uvas: 100% Cabernet Franc

Crianza: 12 meses de crianza em barris novos de carvalho francês

Álcool: 14,5 % vol.

Produtor: Viña Las Perdices

O vinho

Vindima em caixas com a seleção dos melhores cachos. Maceração pré-fermentativa a frio durante 7 dias entre 6 e 8ºC. Leveduras selecionadas. Fermentação alcoólica durante 12 dias, com temperatura controlada entre 24 e 26 ºC, protegendo o caráter varietal da uva com suaves remontados diários, com delestage no início da fermentação. Maceração pós-fermentativa durante 12 meses em barris novos de carvalho francês.

Cata

Ao servir-se o vinho, imediatamente se destaca a cor impressionante de cereja, opaca e com lágrima densa. No nariz inicialmente apresenta-se tímido, mas logo o vinho vai se abrindo na taça e aparecem as notas de ervas, frutas vermelhas, cacau e especiarias. Boca agradável, densa mas ao mesmo tempo fluida, onde se mantém um leve domínio de sua madeira fina sobre a fruta, junto com um tanino redondo e maduro. Final longo, com bom retrogosto, onde aparecem as notas de fruta antes notadas no nariz.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Champignons salteados junto a uma carne na brasa ou um prato de legumes como acompanhamento para a carne serão perfeitos para desfrutar deste vinho. Veja a receita que separamos para esse vinho, Fraldinha com shitake. 

Temperatura

A temperatura ideal para o consumo deste vinho fica entre 16 e 18ºC. É recomendável oxigenálo ao menos uns minutos antes do consumo, para desfrutar de sua fruta. Se optarmos pela guarda, cada vez mais será necessária a decantação ao menos meia hora antes do consumo.

Guarda

Para consumir já, porém este vinho tem aptidão para envelhecer, por isso recomendamos que guardem ao menos uma garrafa. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos sete anos (2016 – 2023).

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert