Cabernet Franc

Variedade de origem francesa, da região de Bordeaux. Onde é muito popular, assim como na região do Loire. Durante os séculos XVIII e XIX esta variedade teve seu máximo esplendor e seu cultivo popularizou-se na França.
Junto com outras variedades, como por exemplo a uva Cabernet Sauvignon, a Uva Cabernet Franc converteu-se em matéria-prima apreciada para elaborar vinhos de alta qualidade.

Do seu cruzamento com a Sauvignon Blanc surge a Cabernet Sauvignon. Por essa razão geralmente a Cabernet Franc tem muitas semelhanças com a Cabernet Sauvignon. As uvas são muito pequenas. Têm cor azul escuro e pele muito fina, o que aporta ao vinho uma coloração intensa.
Seus aromas marcados de frutas vermelhas aparecem quando a uva está madura, contrastando com notas de ervas e vegetais quando não está.

sociedade-da-mesa

No seu momento máximo de maturidade pode confundir-se com o Cabernet Sauvignon. Os vinhos da variedade Cabernet Franc costumam ser utilizados em misturas com variedades como a Cabernet Sauvignon e a Merlot, colaborando nos coupages com a aptidão para o barril e posterior crianza na garrafa.
Conhecida principalmente como Cabernet Franc, existe um grande número de sinônimos, graças à sua antiguidade: Bouchet, Veronais, Veron, Plant Breton, Kaberne Frank, Capbreton Rouge, Cabernet Bresciano, Breton, Cabernet Franco, Kaberne Fran, Gros Vidur, Gros, Cabernet, Carmenet, Carbonet, Franc.

Aproveite e conheça a nossa Seleção Grandes Vinhos. Las Perdices Ala Colorada Cabernet Franc 2013

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!