/Por Ana Beatriz Miranda
A Cabernet Franc é uma variedade de aromas expressivos que dá origem a vinhos frescos, estruturados e macios. Ela é umas das mães da Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas, assim como a branca Sauvignon Blanc.
Essa casta dá vida tanto a varietais quanto a blends. Inclusive, ela faz parte do corte mais famoso do mundo, o bordalês, junto com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Muito cultivada na França, sobretudo em Bordeaux e no Vale do Loire, ela também é cultivada com louvor em vários outros países produtores, principalmente do Novo Mundo, como Argentina e Brasil.
Origem de Cabernet Franc
Até pouco tempo, acreditava-se que essa uva era originária da França. Ela é cultivada por lá há pelo menos quatro séculos. Porém, recentemente, pesquisadores descobriram que ela é, na verdade, do País Basco e teria sido trazida para terras francesas pelos padres Roncesvalles. Independentemente da onde a Cabernet Franc nasceu, o fato é que ela fez sua fama em Bordeaux e no Loire.
Características da Cabernet Franc
Se comparada à filha célebre, Cabernet Sauvignon, a Franc é menos exuberante, tendo menos taninos, menos acidez, cascas finas e tamanho diminuto. Entretanto, sua complexidade aromática é mais intensa e ela é mais resistente. A coloração é roxo-azulada, escura, o que confere uma cor bonita e brilhante ao vinho.
Aromas e sabores
A Cabernet Franc é uma uva bastante aromática. No nariz, ela traz frutas vermelhas e negras, violeta, nuances herbáceas, pimenta e mineralidade, dependendo do terroir onde é cultivada. Em boca, geralmente, os vinhos são frescos, por causa da boa acidez, com corpo leve, no máximo médio e taninos macios. Nos assemblages, essa variedade entra para trazer mais perfumes e delicadeza à bebida.