signature cabernet
Um vinho surpreendente pela maturidade que este varietal é capaz de adquirir em Mendoza, apresentando equilíbrio entre a fruta madura e estrutura.

País: Argentina

Região: Mendoza

Indicação Geográfica: Lujan de Cuyo

Uvas: 100% Cabernet Sauvignon

Crianza: 50% do vinho com 8 meses de crianza, em barris de carvalho francês e americano

Álcool: 14,5 % vol.

Produtor: Viña Las Perdices

O vinho

Vindima manual em caixas na primeira quinzena de abril. Maceração pré-fermentativa a frio durante 5 dias, entre 6 e 8ºC. Leveduras selecionadas. Fermentação alcoólica durante 10 dias, com temperatura controlada entre 24 e 26ºC para proteger o caráter varietal da uva. Suaves remontados diários com “delestage” no início da fermentação. Maceração pós-fermentação durante 10 dias.
Finalizada a fermentação alcoólica e malolática, iniciou-se a crianza em barris de carvalho com 50% do vinho, permanecendo o resto do vinho em depósitos de aço inoxidável. Depois de oito meses, Juan Carlos Muñoz procedeu ao “assemblage” de ambos os lotes, procurando a harmonia entre a fruta e o barril.

sociedade-da-mesa

Cata

De cor vermelha e capa média, com uma leve borda malva. Inicialmente entrelaçam-se as notas de fruta madura – framboesas, com sua passagem por barril com as notas defumadas. Vai se abrindo na taça com um sutil mentolado que se entrelaça com notas de frutas vermelhas muito maduras. A boca é coerente com as sensações do nariz, mantendo um bom equilíbrio entre a fruta e a madeira, que vêm muito bem acompanhadas por taninos doces, aportando longitude e estrutura fina ao vinho.

Harmonização

Seu equilíbrio me convida a sugerir que este vinho seja acompanhado por uma empanada de carne, onde a massa suculenta e a carne temperada conseguem contundência e equilíbrio. Seu balanço perfeito e centro de boca permitem-nos também degustá-lo com peixes, por isso, um salmão ao forno com molho suave e cítrico, também poderá acompanhar este Cabernet. Confira a nossa sugestão de harmonização, Salmão com vinagrete de tangerina

Temperatura

Sua temperatura de consumo deve estar ao redor dos 15 a 17ºC. Não é necessária sua decantação nem abertura prévia ao consumo, ao menos nos próximos meses.

Guarda

Para consumir já, mesmo que se espere um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses. Por isso, recomendamos um pouco de paciência para poder desfrutar plenamente de seus matizes. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos anos (2016 a 2020).

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert