signature petit
Um vinho com aromas complexos de fruta, que demonstra como esta variedade, de eventualmente complexa maturação na França, pode ser requintada em outras latitudes, com caráter marcante e atrativo. Isto demonstra que vale a pena provar variedades que não são comuns em determinadas regiões, como acontece com a Malbec, que pode ficar ainda melhor do que em sua região de origem.

País: Argentina

Região: Mendoza

Indicação Geográfica: Lujan de Cuyo

Uvas: 100% Petit Verdot

Crianza: 50% do vinho com 8 meses de crianza, em barris de carvalho francês e americano

Álcool: 14,5 % vol.

Produtor: Viña Las Perdices

O vinho

Vindima manual em caixas na última semana de março. Maceração pré-fermentativa a frio durante 5 dias – de 6 a 8 ºC. Leveduras selecionadas. Fermentação alcoólica durante 10 dias com temperaturas controladas entre 24 e 26ºC, protegendo o caráter varietal da uva.
Suaves remontados diários com “delestage” no início da fermentação.
Maceração pós-fermentativa durante 12 dias.Finalizada a fermentação alcoólica e malolática, procedeu-se a crianza em barris de carvalho com 50% do vinho, permanecendo o resto em depósitos de aço inoxidável. Após oito meses, Juan Carlos Muñoz procedeu com o “assemblage” de ambos os lotes, buscando a harmonia entre a fruta e o barril.

Cata

Vermelho-cereja com reflexos violeta intensos. Predominam as frutas vermelhas e se percebem notas de ameixa madura, acompanhadas de finos aromas defumados, especiarias, chocolate amargo e mentolados. Com taninos marcados, característicos deste variental, forma um bom conjunto, que se vê acompanhado das mesmas sensações de fruta e crianza que sentimos no nariz.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Atrevam-se com um churrasco. Comecem com uns chinchulines e moelas marinadas em ervas, para continuar com bife de chorizo ou costelas suculentas. Não fiquem com fome, porque este vinho pede carne. Se preferirem, uma carne de ave acompanhada com um molho bem temperado pode ser uma excelente companheira gastronômica. Confira a nossa receita de sugestão, Prime Rib com Pimentão. 

Temperatura

Sua temperatura de consumo deve estar em torno dos 15 a 17ºC. Não é necessária a decantação nem abertura prévia ao momento de consumo, ao menos durante os próximos meses.

Guarda

Para consumir já, mesmo que seja esperado um desenvolvimento positivo na garrafa pelos próximos meses. Por essa razão, recomendamos um pouco de paciência para desfrutar plenamente de seus matizes. Estima-se um consumo ótimo nos próximos 5 anos (2016 a 2021).

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert