Antica Casa Vinicola Scarpa foi fundada por Antonio Scarpa em 1854. A reputação de Scarpa começou a partir das décadas de 1960 e 1970 com Mario Pesce, cujo pai comprou a bodega alguns anos antes. Mario era uma dessas almas obcecadas por respeitar as tradições e a história de sua região.

Os 40 anos de sucesso foram prolongados com a venda da bodega, em 2001, para os proprietários atuais: Maria Piera Zola e sua família, que tinham uma longa amizade com Mario Pesce, o qual confiou a eles a continuidade de seu objetivo de elaborar vinhos de alta gama com variedades autóctones de Piemonte, sem pressa, com paciência e paixão.

A bodega sempre foi fiel a seus princípios e negouse, ao longo de sua história, a seguir as tendências de mercado. Cultivam apenas variedades próprias, para manter estritamente o estilo único do vinho na tradição local de Piemonte. A gama inclui Barbera d’Asti, Dolcetto d’Acqui, Freisa, Brachetto, Nebbiolo d’Alba, Barbaresco, Barolo e Rouchet.

sociedade-da-mesa

Scarpa foi um dos produtores históricos de Barolo, elaborando estes vinhos desde os anos 1940. Graças a isso, a bodega dispõe de uma permissão especial, que permite comprar as uvas Nebbiolo fora da finca Poderi Bricchi e vinificar Barolo, Barbaresco e Nebbiolo em sua bodega, em Nizza Monferrato.

La Bogliona 2009 Barbera d’Asti Superiore, nosso vinho da bodega, mantém os sinais de identidade da bodega, fruto do mesmo rigor enológico escrupuloso que caracterizou seus últimos 160 anos de história, mantido pelas cinco famílias que foram proprietárias de Scarpa.

E assim é este vinho. Pura tradição sem cair no lugar comum. Um vinho que não tem pressa, com longa maceração após a fermentação alcoólica, uma longa crianza na madeira e um prolongado afinamento em garrafa, para que chegue ao consumidor nas melhores condições para sua degustação.

Antica Casa Vinicola Scarpa

Poderi Bricchi, Single Vineyard

Em 1971 a Antica Casa Vinicola Scarpa adquiriu a finca Poderi Bricchi. Com o propósito de fazer vinho somente com as uvas de produção própria e dar a garantia de um produto original e de alta qualidade.

A finca, situada em um longo vale entre as localidades de Castel Rocchero (Asti) e Acqui Terme (Alessandria), tem uma superfície de 50 hectares. Scarpa destina somente 27 destes 50 hectares ao cultivo do vinhedo. Os 23 hectares restantes são bosques e campos. Que a bodega deliberadamente deixa sem cultivar. Com a finalidade de manter a biodiversidade e proteger seus vinhedos de pragas e doenças.

Dentre esses 23 hectares, destaca-se La Bogliona. Uma parcela formada por 3 subparcelas, plantadas majoritariamente em 1978, com alguns replantios em 2001. A uva com a qual se elabora o La Bogliona 2009 procede das parcelas 2 e 3. A parcela de 3,5 hectares tem uma altitude média de 400 metros sobre o nível do mar e uma exposição sudeste, com uma excepcionalmente alta proporção de areias, em torno de 40%, o que aporta a seus vinhos características especiais. É por esta razão que La Bogliona é conhecida como “a filha da areia”.

Leia mais sobre o vinho da nossa Seleção Obras-Primas La Bogliona 2009, da bodega Antica Casa Vinicola Scarpa.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Vinhos TintosPowered by Rock Convert