Os anfitriões de plantão geralmente têm um certo apreço pelas louças e taças. E às vezes não sabem como mantê-las em ordem, sem danificá-las na hora de limpar. Para sanar algumas dúvidas e aconselhar na hora da higienização dos utensílios, a consultora de etiqueta e mesa posta Karyne D’Avila, de Salvador (BA), ensina algumas dicas para acertar e manter os acessórios que dão vida aos almoços e jantares em bom estado.

HIGIENIZAÇÃO DAS LOUÇAS
Separar as louças por escala de gordura pode ajudar na hora de limpar os utensílios. Segundo a especialista, copos devem ser lavados primeiro, já que não acumulam muita gordura. Na sequência os pratos, talheres e por último as vasilhas e panelas, já que mantêm contato direto com os alimentos.

Para remover manchas de panelas antiaderentes, a consultora indica misturar duas colheres de sopa de soda de cozimento em uma xícara de água e meia xícara de alvejante líquido. Ferva a solução na panela por vários minutos até que as manchas desapareçam. Ferver as panelas com vinagre também soluciona o problema.

TAÇAS DE CRISTAL
Para a limpeza das taças de cristal, a consultora ressalta que o uso das máquinas de lavar louças não é recomendado, uma vez que a intensidade do calor e o sabão podem danificá-las. O ideal é utilizar um pouco de sabão ou detergente neutro e água morna. Há opções de esponjas especiais para a limpeza de peças de cristal. Mas se for utilizar a bucha convencional, utilize a parte amarela, pois é menos abrasiva e não risca o cristal.

“Por conter mais porosidade que a taça de vidro, o cristal tende a absorver mais os sabores e odores dos materiais de limpeza utilizados. Portanto, a dica é sempre enxaguar muito bem. De preferência com água morna, para que os resíduos sejam eliminados”, indica Karyne. Para secar, o ideal é colocar as taças de cabeça para baixo sobre uma toalha. E, depois de um tempo, colocá-las de pé e deixá-las secando ao ar livre.

outlook-728x90-6

Outra alternativa, segundo a consultora, é o uso de luva-toalha de microfibra, que possibilita secar a taça de maneira uniforme, evitando as manchas originadas pela concentração de água em alguns pontos do copo e da borda. Para dar o brilho final, umedeça uma flanela que não solte muita pelugem com um pouco de álcool e aplique sobre as taças.

LIMPEZA DAS PORCELANAS
Já para a higienização das porcelanas, uma das dicas da especialista é esfregar um pouco de sal na superfície manchada. O sal mudará de cor, adquirindo a cor da mancha de acordo com o decorrer da limpeza. Outra dica simples e eficiente é a combinação de água com água sanitária. Essa forma é bastante utilizada e recomendada para manchas de café, como conta Karyne.

“Basta colocar um pouco de água combinada com água sanitária em cima da superfície manchada e deixar fazendo efeito por pelo menos um minuto. Após este tempo, é só lavar a xícara de porcelana de forma normal e, assim, as manchas serão retiradas”, finaliza a consultora.

Texto: Amanda Ivanov

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!