O Brasil possui cerca de 1 milhão de estabelecimentos de alimentação. E 30% da população comendo fora de casa, todos os dias. A globalização chegou, a profissionalização da culinária chegou, e a nossa inserção no circuito gastronômico mundial também.

A oferta e a procura de universidades e cursos só crescem, de Manaus a Caxias do Sul. Bem como as especializações e a presença massiva dos sabores nas mídias on e off. Hoje, os supermercados nacionais contabilizam mais de 8 mil itens nas prateleiras, contra uns 1.500 nos anos 1980.

Recessão? Os dados mais recentes continuam apontando para o crescimento do setor por aqui. E temos os food trucks, masterchefs, apps, e um mercado com segmentos dentro de segmentos. Empresários, restauranteurs e chefs, todos de olho no aumento do nível de exigência do consumidor, que está mais elaborado a cada refeição, mais sedento por novidades e informação.

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Estes e outros assuntos nos ajudam a compreender porque a cozinha sempre tem um lugar à mesa, no mundo dos negócios. Independente do momento. Vamos esquentá-los e aprimorá-los nas próximas edições.

Texto: Fabio Angelini

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