eduardo bermejo
O desenho do rótulo, moderno e descontraído, é obra do artista valenciano Eduardo Bermejo, que assina este vinho como se fosse uma obra de arte, um reflexo do vinho contido na garrafa. Como disse o enólogo Antonio Arráez, “que la inspiración te pille disfrutando” (que a arte te pegue desfrutando).

País: Espanha

Região: Levante

Indicação Geográfica: D.O.Valencia

Uvas: 100% Tempranillo

Crianza: 4 meses de crianza em barris, principalmente de carvalho americano, além de carvalho francês e húngaro

Álcool: 13 % vol.

Produtor: Bodegas Antonio Arráez

O vinho

A uva procede de diferentes vinhedos de Tempranillo com mais de 30 anos de idade, que são propriedade da bodega e são vindimados manualmente. Após receber as uvas na bodega, elas são desengaçadas e levemente prensadas para iniciar a fermentação alcoólica em depósitos de aço inoxidável.
Finalizada a fermentação alcoólica e maloláctica, procede-se com a crianza em barris de carvalho americano, francês e húngaro com 50% do vinho, permanecendo os outros 50% nos depósitos de aço inoxidável. Após 4 meses é feita a “assemblage”, onde o enólogo procura as características complementares entre a frescura do vinho jovem e sem barril, e a complexidade aportada pelas madeiras selecionadas.

A cata

Vermelho-cereja com reflexos de violeta intensos. Fruta vermelha com notas de supermaturação que combinam com notas de crianza, baunilha e especiarias leves. Na boca apresenta-se equilibrado, com um amplo reaparecimento das notas de crianza e frutas vermelhas. Final de boca muito suave, amplo e com retrogosto longo.
sociedade-da-mesa

Harmonização

Vamos harmonizá-lo com uma comida espanhola sem grandes complicações. Parece ideal para ser desfrutado com uma tortilha de batatas, que pode ser acompanhada por verduras na chapa, levemente temperadas com azeite de oliva. Confira nossa receita de tortilha. 

Serviço

Sua temperatura ideal para consumo deve estar entre os 14 e os 16ºC. Não é necessária sua decantação nem a abertura da garrafa antes do seu consumo, ao menos não nos próximos meses.

Guarda

Para consumir já, mesmo que seja esperado um desenvolvimento positivo na garrafa pelos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos cinco anos (2016 – 2021).

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert