O Levante Espanhol é um desses oásis enológicos onde continua sendo um prazer descobrir zonas vitivinícolas e bodegas como a que apresentamos no mês de agosto de 2016.

valencia

Desta vez nos aproximamos de Terres dels Alforins. Onde uma dúzia de bodegas, dos municípios de Fontanars dels Alforins, Moixent e La Font de la Figuera, em Valencia, uniram-se para promover os vinhos que elaboram nesta histórica região vitivinícola.

Situada no interior da província de Valencia, na zona mais interiorana de Vall d´Albaida, a 80 quilômetros do Mar Mediterrâneo, e com uma altitude média de 600 metros sobre o nível do mar. Esta região do interior do Levante Valenciano possui um clima continental muito especial. Com invernos frios e verões cálidos que se suavizam com o vento que atravessa todo o Vall d´Albaida desde o Mediterrâneo, refrescando todo o vale, e criando assim um microclima ótimo para a viticultura.

Um privilégio para o cultivo da uva junto com uma longa tradição na elaboração de vinhos de qualidade. Que permitiram conservar essa paisagem única, que alguns chamam de Toscana Valenciana. Graças aos cenários idílicos que lembram aquela região italiana, substituindo as massas por uma diversidade de receitas maravilhosas feitas com arroz.

sociedade-da-mesa

Valencia não é somente um lugar na costa do Mediterrâneo. Seu interior alberga surpresas que fazem com que suas praias sejam esquecidas. Lá podemos desfrutar de centenas de hectares de vinhedos. Zonas rurais e de uma gastronomia rica. Ideal para deixar para trás a cidade, desconectar-se totalmente e relaxar. Assim é Terres dels Alforins.

O vinho, as bodegas e os viticultores converteram-se em um motor para a conservação das paisagens e para a sustentabilidade desta comarca. A viticultura é o eixo econômico, social e cultural de Fontanar dels Alforins, La Font de la Figuera e Moixent. Com mais de dois mil anos de história na elaboração do vinho, que hoje em dia continua sendo produzido com muito respeito e esforço. Seguindo os princípios da agricultura sustentável.

Esta é a ideia que impulsiona Terres dels Alforins. Uma iniciativa que soma 4.000 hectares de vinhedo e mais de uma dúzia de bodegas produtoras. Entre elas Bodegas Antonio Arráez. Com o objetivo de dar futuro e sustentabilidade ao desenvolvimento agrário de um território singular.

Terres dels Alforins é um território de alto valor. Com uma riqueza sem igual em paisagens naturais, como o “Bosquet de Moixent”. Pequeno bosque perto da represa, construída através de técnicas medievais.

vale
Além disso, no bosque encontra-se a “Torre dels Coloms”, uma antiga torre de vigilância feita de pedra, da qual se observam os impressionantes vinhedos.

Em Terres dels Alforins há muito para se descobrir. Talvez historicamente povoados vizinhos como Almansa, Jumilla e Alicante sejam mais reconhecidos, mas depois de saborear seus vinhos, não terão dúvida de que é uma terra excelente neste quesito. Um território para visitar, conhecer e desfrutar, a fim de entender a riqueza dessas terras, cujas bodegas impulsionam e estão conscientes da proteção e divulgação dos valores históricos, sociais e culturais da região, que formam parte do DNA de seus vinhos.

Leia também sobre nossa Seleção Mensal de agosto, Casas de Herencia 2014 e Eduardo Bermejo 2014, originárias de Valencia.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Vinhos TintosPowered by Rock Convert