Saiba como fazer o molho em casa e sem empelotar!

bechamel

Da união da manteiga, leite e farinha de trigo obtém-se o molho bechamel. De origem francesa. Utilizado em diversas receitas, não só de seu país, mas em outras gastronomias. Em especial, a italiana.

Simples e saboroso.
Para a receita sair da forma certinha é necessário ter alguns cuidados na hora de prepará-lo, já que a farinha de trigo é o truque para deixá-lo encorpado. Mas pode fazer a receita desandar, pois se não for bem misturada deixa o molho empelotado.

Para contar mais sobre os truques de como fazer o bechamel em casa e sem erro, listamos algumas recomendações do chef Marcelo Tanus, à frente da Bráz Trattoria, localizada em São Paulo. O chef ensina que os ingredientes ideais para fazer o molho são leite integral, cebola, manteiga, farinha e noz moscada, que o deixa com gostinho especial. Para o molho não empelotar, o chef revela que o importante é fazer o roux, que é uma técnica de derreter a manteiga na farinha de trigo e usar um fouet para misturar bem os ingredientes com o leite.

sociedade-da-mesa

Tanus também ressalta que a temperatura do leite não interfere no resultado final do molho, mas sim, a qualidade do líquido, o roux e o tempo em que é levado ao fogo. Cerca de 10 a 12 minutos é o tempo necessário para que o bechamel fi que pronto. E para que não empelote, é recomendável mexer até que o molho fique homogêneo. Outra dica do chef é utilizar um ingrediente especial na receita. Para dar um sabor autêntico ao molho. “Cravo pode ser uma boa escolha”, finaliza.

Texto: Amanda Ivanov

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!