Há alguns meses apresentamos uma seleção de vinhos da Bodegas Coloma, Coloma Selección Garnacha Coloma Rosado Pinot Noir. Naquela ocasião, falamos da originalidade dos vinhos deste produtor, que têm personalidade marcante e se originam de vinhedos próprios da família, e da imaginação da enóloga Amelia Coloma. Com a certeza de que desfrutaram da seleção anterior dos vinhos desta bodega, agora apresentamos uma raridade. Um vinho singular, que nos cativou desde a primeira vez que o catamos: Coloma Selección Merlot.

coloma3

Este vinho é procedente do vinhedo mais antigo de Merlot em Extremadura. Também provavelmente um dos mais antigos de toda a Espanha. E por trás desta Seleção Grandes Vinhos há uma história interessante e bonita para contar. O vinhedo de onde ela procede uniu duas gerações de viticultores da família Coloma: José Félix e sua filha Amelia.

Como pioneiro na produção de vinhos de qualidade em Extremadura, José Félix Coloma procurou a inspiração para iniciar seu projeto fora de seu entorno. Suas viagens contínuas na década de 1970 para outras regiões vitivinícolas, e em especial para Bordeaux, deram-lhe informações sobre os últimos avanços na elaboração do vinho e na viticultura.

Mas se uma coisa chamou a atenção da sua mente inquieta durante as viagens, foi a variedade da uva Merlot. A capacidade de assemblar com diferentes varietais da região, e a extrema delicadeza, a qual ele percebeu que complementaria, de forma ideal, o conjunto de seus vinhedos, como variedade integradora.

sociedade-da-mesa

Em 1981 não era possível encontrar viveiros de plantas na Espanha com a Merlot certificada. No entanto, José Félix estava totalmente convencido das vantagens desta variedade e decidiu importar as plantas diretamente da França. Naquela época, a Espanha ainda não fazia parte da Comunidade Europeia. Por isso, ele teve de vencer muitas exigências burocráticas, até conseguir uma permissão especial para importar os primeiros enxertos de Merlot para Extremadura.

Durante 17 anos, o Merlot formou parte do coupage dos seus vinhos mais representativos. Em 1999, quando
o vinhedo acabava de fazer 18 anos e Amelia estava à frente de sua segunda vindima, a colheita foi particularmente cálida. Ela tentou, apoiando-se no clima seco de Extremadura, deixar que as uvas de Merlot amadurecessem ao máximo, com a finalidade de concentrar sabor e aromas, e obter um vinho mais intenso e concentrado.

coloma4

O resultado daquela colheita a deixou desconcertada, pois ia por um caminho diferente de muitas regras que aprendera com seu pai. Eles não conseguiam entender o que deixava aquele vinho tão distinto.

Sua experiência ditava que vinhos jovens tinham taninos secantes, que necessitavam ser polidos. Mas este dava a impressão de que já havia passado por barril.

O tanino doce e polido trazia uma sensação sedosa à boca, junto com uma fruta intensa. Portanto, era difícil acreditar que a colheita tinha ocorrido há poucas semanas. Estas diferenças fizeram com que compartilhassem o vinho com outros enólogos, que também ficaram surpresos com a experiência. Tudo isso deixou claro que, naquela colheita de 1999, havia nascido a estrela da bodega, o Coloma Selección Merlot.

A singularidade do vinhedo e as condições climáticas de cada ano fazem com que este vinho icônico não possa ser elaborado em todas as vindimas. Desfrutem do sensacional Coloma Selección Merlot 2014, nossa Seleção Grandes Vinhos de setembro 2016.

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Vinhos TintosPowered by Rock Convert