Pressupomos, por ser associado de um clube de vinhos, que você tome bebidas alcoólicas, confere?
Então por que estamos usando a coluna de drinks para falar de drinks sem álcool, você pode estar se perguntando.

Bem, existe uma situação que não é nem um pouco incomumdrinks
e tem um nome: “gente que não bebe”. Ou que não pode beber. Ou que não está podendo beber. Pode ser que nunca tenha acontecido com você, mas não é raro dar uma festa ou fazer uma reunião em casa, e de repente dar de cara com o seguinte cenário: um conviva que você não conhece bem ou não tem intimidade alguma simplesmente não coloca álcool na boca. Também há os casos de pessoas que não podem beber por um ou outro motivo; os que, naquele exato dia, estão fazendo algum tipo de tratamento médico, estão em período sabático ou o que também pode ocorrer estão passando por um hang-over daqueles.

E neste Drink sem álcool caso, é sempre bom lembrar que nem todo mundo concorda com aquela máxima politicamente incorreta de que uma ressaca se cura com outra. Qual a solução para a saia justa, então? Bem, não há mal nenhum em oferecer água, suco ou refrigerante, é claro. Mas você pode se sair melhor oferecendo deliciosos drinks sem álcool. Ou ainda feitos com cerveja sem álcool. Tudo isso funciona perfeitamente. Drinks assim vêm se consolidando como tendência inclusive em festas para adolescentes (excluindo-se os feitos com cerveja sem álcool, obviamente).

Pensando nisso, selecionamos aqui alguns desses drinks, que você pode oferecer como alternativa aos convidados que não bebem. Dos cafés gelados às misturas de sucos e ingredientes diversos, passando até mesmo por receitas exóticas com chocolate quente ou gelado, você, mesmo sendo um bom bebedor, pode fazer sucesso como um anfitrião que atende, com maestria, a copos gregos e troianos.

sociedade-da-mesa

São diversas alternativas, com componentes e nomes interessantes. E o melhor: sem muito segredo na elaboração. Vamos a elas, começando por algumas dicas do site drinquepedia.com.br:

• ATOMIC CAT: um nome bacanudo para o suco de laranja misturado com água tônica.
• BATMAN COKTAIL: transforme-se no herói dos anti-alcóolicos com esta gostosa mistura de suco de laranja com grenadine.
• FLAMINGO: suco de limão, suco de abacaxi, suco de cranberry e água com gás.
• GUACAMOLE: uma delícia em tom mexicano, misturando limão, abacaxi, sorvete de creme e abacate.
• ORANGATANG: um nome poderoso para um mix de suco de laranja e suco de cranberry.
• CUCUMBER FRESH MINT: tem jeitão de caipirinha, mas você pode oferecer tranquilamente aos não- bebedores: leva suco de limão, pepino, soda limonada e açúcar.
• SHIRLEY TEMPLE: este com certeza você já ouviu falar. É a popular mistura de Ginger Ale com grenadine e suco de laranja.

Agora um com cerveja sem álcool.
Siga a mistura e faça bonito com este coquetel, indicação do site baressp.com.br.
– 1 lata de cerveja sem álcool
– 1 vidro de leite de coco
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite
– 1 forma e 1/2 de gelo
Pronto, é só misturar tudo, bater no liquidificador, servir e se esbaldar nos elogios.

E pra fechar, o cremoso e charmoso Café Caramelo.
Para começar, faça 85ml de um bom café na sua máquina de espresso e leve ao liquidificador. Depois, acrescente:
– 1 colher de sopa de calda de caramelo
– 2 colheres de sopa de açúcar refinado
Bata tudo no liquidificador. Depois junte 180ml de leite e cubos de gelo. Bata de novo. Coloque no copo e decore como quiser. Chantili pode dar um toque especial.

Claro que, assim como esses, você mesmo pode bancar o barman e inventar seus próprios drinks sem álcool. Com frutas, sucos, café, chocolate, cerveja sem álcool e outras bebidas não-alcóolicas, você estará devidamente preparado para o desafio. É só arriscar. Cheers!

Texto: Paulo Samá

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!