Navarra está situada ao norte da Espanha. Limitada ao norte
com a região francesa de Aquitania, a oeste com a comunidade autônoma do País Vasco, ao sul com a Rioja e a leste com Aragão.

A geografia de Navarra é muito variada, apesar de seu reduzido tamanho. A metade norte do território é montanhosa e dominada pela Cordilheira Pirenaica, e a metade sul (La Ribera) é um território plano dominado pelas planícies aluviais do Vale do Ebro, onde a viticultura vem sendo praticada desde tempos ancestrais.

A atual Denominação de Origem Navarra foi constituída em 1975, e é uma das regiões vitivinícolas espanholas mais antigas. Existem vestígios arqueológicos que provam que desde o século I, Navarra é um centro de elaboração de vinhos.

Uma terra com uma tradição milenar no cultivo da videira, como testemunhado por numerosas vilas romanas em locais como Funes, Falces, Cintruénigo ou Cascante. Antigos restos romanos que, por sua dimensão, não deixam dúvida da relevância vitícola desta região ao norte da Espanha.

Outro dos acontecimentos que marcaram a história vitivinícola desta região foi o fato de que o Caminho de Santiago atravessasse do leste ao oeste e do norte ao sul de Navarra, assentado nessas terras por numerosas ordens militares e religiosas, que explicam a enorme influência exterior na viticultura da região, e o apreço por seus vinhos no passado.

Antes da feroz praga da filoxera no final do século XIX, a superfície plantada chegou a alcançar 50.000 hectares.

Os solos são geralmente de um amarronzado ou avermelhado profundo; o clima é seco, entre semiúmido e semiárido, com uma pluviometria que oscila entre os 444 e 680mm anuais, e temperaturas médias anuais entre 12 e 14ºC. A orografia de Navarra determinou sua divisão geográfica condicionada pelo clima e solo. Ao mesmo tempo, esta divisão física define a classificação dos vinhos em cinco sub-regiões.

Ribeira Alta

A Ribeira Alta ocupa parte do vale do Rio Ebro, tem clima seco e pluviometria média anual ao redor dos  500mm. Compreende 26 municípios que aportam a Denominação a quase 5.000 hectares de vinhedos,  sendo a segunda sub-região em extensão (27% do total) e em volume de vinho elaborado (23%) da  Denominação de Origem Navarra.

Ribeira Baixa

Situada no vale do Rio Ebro na parte mais próxima da comunidade de Aragão. A Ribeira Baixa é a subregião  de maior extensão da D.O. Navarra, além de ser também a mais árida e de maior influência mediterrânea, com uma pluviometria média anual em torno de 450mm. Sua participação na elaboração de vinhos de Navarra alcança 40% do total da Denominação.

clube de vinhos

Terra Estella

Situada nos vales dos rios Ega e Linares, esta subregião conta com um clima seco e semiúmido, e pluviometria média anual de quase 700mm. Tem 38 municípios, que aportam 2.500 hectares de vinhedos e 8% da Denominação.

Valdizarbe

Situada nos vales dos rios Arga e Cidacos, no centro de Navarra, essa sub-região é composta por 25 municípios. O clima é seco e subúmido, com pluviometria média anual de 600mm. O vinhedo alcança 1.300 hectares 14% do total da Denominação, com 11% do total de vinhos elaborados na Denominação de Origem.

Baixa Montanha

Situada no vale médio do Rio de Aragão, ao leste de Navarra, seu clima é seco e subúmido, com uma  pluviometria média anual de cerca de 700mm. É composta por 22 municípios, que no total compreendem 2.600 hectares de vinhedos – 18% do total de vinhedos da Denominação de Origem Navarra e com 15% do total de vinhos elaborados.

Sua diversidade edafológica e climatológica permite nos encontrar vinhedos desde a montanha, até os 250 metros sobre o nível do mar, em um clima que vai do estritamente mediterrâneo até atlântico, configurando-se numa grande diversidade de microclimas, para desenvolver vários modelos vitícolas e, portanto, oferecer vários lugares para encontrar joias enológicas.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça mais sobre os vinhos de Navarra com a nossa Seleção Mensal Príncipe de Viana Syrah 2015 e Príncipe de Viana Vendimia Seleccionada 2012.

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

Vinhos TintosPowered by Rock Convert