É comum ouvir dizer que se a pessoa não sabe “nem fritar ovo
um ovo” ela não tem boa desenvoltura na cozinha. Há também quem esteja habituado a pôr a mão na massa. Mas na hora de fazê-lo, acaba se enrolando todo pelo resultado: ou perde o ponto, ou não consegue deixar o ovo com uma boa aparência. Então, já que o ovo frito é amado por muitos e cai muito bem em diversas criações, garimpamos dicas de quem sabe fazer um “ovo perfeito”.

A gastrônoma Vivian de Brito Daque, à frente do Egg Comfort Food, restaurante especializado em ovos, localizado em São Paulo, revela um passo a passo que pode transformar a maneira de prepará-los. Ela conta que a temperatura ideal da fritura deve ser entre 124ºC a 138ºC. E que podem ser escolhidas diversas bases, desde azeite, óleo, manteiga, água e até banha animal, o que, segundo a chef, pode dar mais sabor ao ovo.

A especialista ressalta que um ovo frito com gema mole demora em média dois minutos em fogo médio para ficar pronto. Já o ovo com gema dura fica pronto em até quatro minutos e meio. Sobre a melhor panela para fritá-lo, a chef diz que a frigideira antiaderente é importante para fazer o ovo com boa aparência, deixando-o com o cozimento ideal.

sociedade-da-mesa

A chef revela o passo a passo para deixar o ovo tão bonito, que parece até mentira. “Coloque o ovo em uma frigideira pequena, na medida de um prato de xícara de chá. Depois, coloque primeiro as claras para cozinharem em fogo médio. Quando elas estiverem quase brancas, acrescente a gema para cozinhar a película que fica em torno dela, e pronto! Pra quem gosta de um ovo frito de gema dura, acrescente as claras e logo depois posicione a gema no centro delas, e deixe-o cozinhar”, explica Vivian.

A gastrônoma revela que existe uma técnica utilizada nos restaurantes para fazer ovo pochê. E pode ser aplicada em casa. “Em uma xícara de chá, coloque um pedaço de filme plástico, do tamanho da palma da mão, esticado dentro da base. Regue com um pouco de azeite e unte o filme. Acrescente o ovo cru e tempere com um pouco de sal e pimenta-doreino fresca. Feche bem, fazendo uma trouxinha com o ovo. As pontas do filme plástico devem estar bem fechadas e torcidas para não entrar água.

Em uma panela com água quente, acrescente as trouxinhas. Cozinhe por 5 a 7 minutos até que as claras estejam bem brancas. Retire da água, abra as trouxinhas e pronto. Um ovo pochê perfeito!”.
Sobre em quais pratos o ovo frito é destaque, Vivian conta que o ideal é ousar e usar a imaginação no preparo do ovo frito. “É tão versátil que você pode colocar no seu picadinho de carne do almoço, ou naquele jantar para alguém especial, em cima de um cuscuz marroquino”, destaca. Pimentas e temperos, entre outras especiarias, podem deixá-lo com sabor especial. Use a criatividade e aproveite!

Texto: Amanda Ivanov

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!