Trata-se de um vinho muito complexo e expressivo, com um perfil diferente do que estamos acostumados nos outros vinhos de Syrah. Sem dúvida, este varietal tem caráter suficiente para marcar sua origem.
principe-de-viana

País: Espanha

Região: Navarra

Indicação Geográfica: D.O. Navarra

Uva: 100% Syrah

Maturação: 3 meses em barris de carvalho 70% americano e 30% francês

Álcool: 13,5% vol.

Produtor: Bodegas Príncipe de Viana

O vinho

Uma vez vindimada a uva, esta é suavemente desengaçada na bodega e, sem ser prensada, é levada para os depósitos de fermentação de aço inoxidável. Após uma maceração a frio, realiza-se a fermentação alcoólica com leveduras selecionadas, a uma temperatura nunca superior aos 27ºC. Uma vez finalizada a fermentação alcoólica, o vinho realiza a fermentação malolática em depósitos de aço inoxidável, e é submetido a barris de carvalho 70% americano e 30% francês, durante 3 meses.

Cata

Vinho de cor cereja intensa com borda malva. Aromas de boa intensidade que nos lembram de frutas vermelhas bem integradas com as notas defumadas de sua passagem por barril. Na boca é suave na entrada e a passagem traz lembranças das frutas vermelhas que notamos anteriormente no olfato. Final da boca longo e frutado.

Harmonização

É um vinho de primavera, sua fruta e frescura nos permitem combiná-lo perfeitamente com saladas, massas ou batatas. Pratos de massa ou uma tábua de queijos cremosos são ideais para acompanhar este vinho. Confira a nossa sugestão de harmonização, uma deliciosa receita de Fettuccine Vegetariano.

sociedade-da-mesa

Serviço

Degustar a uma temperatura fresca, entre 14 e 15ºC. Não é necessária a decantação deste vinho, mas sim oxigenar ligeiramente na taça, já que é habitual que os Syrah tenham a tendência de se reduzirem na garrafa.

Guarda

Trata-se de um vinho de consumo jovem, por sua frescura e componente de fruta, porém, em boas condições de conservação, poderemos desfrutar dele nos próximos 2 ou 3 anos (2016 – 2019). Isso sim, com a passagem do tempo, devemos observar como a fruta vai desaparecendo e a decantação será necessária.

Texto: Alberto Pedrajo

Esta Seleção Mensal nos traz dois supervinhos. Mais uma vez, o clube seleciona dois tesouros enológicos para seus associados. Príncipe de Viana 100% Syrah, um monovarietal de uma das variedades que melhor soube adaptar-se ao clima de Navarra, e Príncipe de Viana Crianza Vendimia Seleccionada, um verdadeiro exemplo do potencial dos vinhos da região. Dois fantásticos tintos de uma Denominação de Origem histórica, firmados por um dos grupos bodegueiros espanhóis mais potentes do panorama atual, por um valor difícil de repetir.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert