A Batata é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Extremamente versátil na cozinha, agrada vários paladares por sua pluralidade em preparos.

batata

COMO ESCOLHER:
Existem batatas de diversas cores, formatos, tamanhos, sabores e texturas. E cerca de 5.000 tipos com todas estas qualidades. Dividimos tudo isso em grupos, que são: versáteis, farinhosas e compactas.

As batatas versáteis, como a própria classificação diz, são apreciadas de várias maneiras: fritas, cozidas, assadas, gratinadas, amassadas em purês, saladas, base para massa de salgados… Entre elas, estão a Asterix ou batata rosada, a batata-doce e a Monalisa.

Batatas farinhosas ficam macias após seu preparo, o que as torna ideais para cozinhar, fritar e amassar, fazer purês e recheá-las, como se faz com as famosas maris piper, usadas para fazer as baked potatoes.

Já as batatas compactas mantêm seu formato depois de cozidas, sendo indicadas para saladas ou para servir quentes, com manteiga, sal e pimenta.

COMO GUARDAR:
As batatas devem ser guardadas em locais frios, escuros, sem umidade e fora da geladeira. Expostas à luz, desenvolvem manchas esverdeadas, que podem ser tóxicas. Também é bom retirá-las da embalagem plástica, que facilitam o aparecimento de mofo.

sociedade-da-mesa

BATATAS POPULARES NO BRASIL

Batata-doce: pode ter polpa branca ou amarela, e possui sabor adocicado. Não é uma batata verdadeira, mas pode ser preparada como qualquer outra.
Batata Asterix: facilmente identificada por sua casca rosada, possui uma textura entre farinhosa e compacta. Pode ser assada, cozida, frita e amassada. É ideal para fazer massa de salgados.
Batata Ágata: tem pouco amido, é ótima para assar e servir em saladas. Frita não fica muito boa.
Batata Bolinha: ótima para fazer conservas e aperitivos. Assada ou cozida é boa para servir como acompanhamento.
Batata Monalisa: perfeita para cozinhar, assar, usar em saladas e em purês.
Batata Baroa: também conhecida como mandioquinha, é excelente para o preparo de sopas e purês.
Batata Baraka: por conter menos água, e ótima para fritar, mas também fica excelente cozida.
Batata Mondial: depois de cozida, esfarela com facilidade, sendo, portanto, indicada para purês.
Batata Yacon: é similar à batata-doce, porém possui polpa branca de textura suave, semelhante à de maçã. Pede atenção, pois a polpa clara favorece a oxidação.

Texto: Chef Eugenio Lorainev

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!