Douro4U 2015 é a 5ª edição deste vinho. A primeira teve lugar em 2011, com a colheita de 2010. Excelente relação qualidade-preço, com um vinho que expressa o perfil do Douro: cor, fruta e corpo, porém com taninos suaves, inclusive para consumo como vinho jovem.

País: Portugal

Região: Douro

Indicação Geográfica: D.O.C. Douro

Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Tinto Roriz e Tinto Cão

Maturação: 6 meses de crianza em barris de carvalho francês de 500 litros

Álcool: 14% vol.

Produtor: Douro4U

O vinho
A uva é vindimada à mão em caixas de 20kg. Uma vez na bodega, é desengaçada e suavemente prensada, para em seguida fermentar em depósitos de aço inoxidável a temperaturas entre 25 e 26ºC, durante oito dias. Após a fermentação malolática, o vinho é criado em barris de 500 litros de carvalho francês durante 6 meses, após os quais é clarificado, filtrado e engarrafado rapidamente, para preservar ao máximo seus aromas e sabores.

Cata
Cor cereja azulada com borda violeta. Na taça parada aparece tímido, mas agitando-se a taça, o vinho começa a expressar fruta vermelha, cereja em licor, leves defumados e cortiça seca. Na boca, cabe destacar uma excelente acidez. É equilibrado, longo e com taninos sedosos e longos também.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Vinho fresco e jovial, que convida a desfrutar entre amigos, com um churrasco de asinhas de frango bem temperadas ou nachos com guacamole. Também podemos optar por um peixe defumado ou salgado.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar ao redor dos 14 e 15ºC. Sendo um vinho jovem, a princípio não será necessária sua decantação, mas recomendamos abrir a garrafa com alguma antecedência ao momento de consumo, e uma ligeira oxigenação para melhorar sua expressividade.

Guarda
Recomendamos consumir este vinho dentro dos próximos três anos (2017 – 2020). É gostoso desfrutar estes vinhos jovens em sua plenitude, porém, sua meia crianza fará com que nos próximos meses os aromas primários de fruta evoluam para um perfil mais complexo.

Desfrutem deste vinho. Ele reflete a alma de sua origem, uma terra única e icônica, onde os vinhedos são a paisagem, e a natureza decidiu proteger o lugar da meteorologia mediante escarpadas e ladeiras, presenteando-nos com um vinho do Douro, o Douro4U 2015. Um interessante projeto destes cinco produtores, que procuram a elaboração de vinhos artesanais procedentes dos seus próprios vinhedos. Ficaremos atentos aos seus próximos vinhos.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert