elgin-vintners-syrah-2010

Elgin Vintners Syrah 2010 é uma edição limitada, com somente 10.338 garrafas de um Syrah sedoso, porém contundente, que nos permite desfrutar deste varietal com uma maturidade que, mesmo sendo alta em graduação alcoólica, mantém seu frescor e fruta sem alcançar a supermaturação.

País: África do Sul

Região: Western Cape

Indicação Geográfica: Elgin Valley

Uva: 100% Syrah.

Maturação: 14 meses de crianza em barris de carvalho francês (30% novos)

Álcool: 15 % vol.

Produtor: Elgin Vintners

O vinho
Após receber a uva na bodega no dia 6 de abril de 2010, os cachos foram desengaçados e levemente prensados, para logo macerar a baixa temperatura durante 2 dias, antes de passar para a fermentação em depósitos de aço inoxidável a temperaturas entre 22 e 26ºC, com a finalidade de preservar ao máximo os aromas de fruta. Após 10 dias de fermentação, o vinho foi prensado e transferido para realizar a fermentação malolática em um novo depósito, de onde foi transferido para o barril para maturar por 14 meses. Trinta por cento dos barris são de carvalho francês de primeiro uso, e pelos outros 70% dos barris já passaram 1 ou 2 vinhos.

Cata
Vermelho-cereja com borda rubi e lágrima em destaque. Primeira impressão de fruta vermelha concentrada e madura, cerejas em licor, continuando com notas fortes de especiarias e de folhas de tabaco. Destacam-se os finos aromas de madeira torrada. Trata-se de um vinho estruturado, mas que, ao mesmo tempo, flui com facilidade graças à sua acidez no ponto e a uma madeira bem integrada. Vinho longo, denso, com uma deliciosa fruta vermelha que acompanha desde o início.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Um filé mignon de porco macerado com mel e alecrim foi o culpado de bebermos a garrafa deste vinho após a cata. Um vinho concentrado que cai bem com carnes glaceadas ou com ensopados.

Serviço
Recomendamos consumir este vinho ente os 14 e os 16ºC. A temperaturas maiores, o álcool pode desvirtuar os aromas e sabores. Não é necessária a decantação nem a abertura prévia ao consumo, ao menos durante os próximos meses. Após um ano de guarda, a oxigenação deste vinho será necessária.

Guarda
A tampa de rosca não deve levar ao engano. Este é um vinho que continuará amadurecendo na garrafa. O vinho está pronto para consumo, mas se espera um desenvolvimento positivo nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo durante os próximos 4 anos, contando a partir de 2017.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert