gin-mare-new

Um convite ao estilo mediterrâneo de viver.
Pela primeira vez a Sociedade da Mesa apresenta para seus associados um destilado: o Gin Mare. Com esta Seleção Especial de Final de ano convidamos você a um brinde refrescante para celebrar o verão e a chegada do novo ano.

Gin Mare Mediterranean Gin
País: Espanha
Álcool: 42,7%
Produtor: Família Giró

A COSTA DORADA
Situada em Tarragona, ao sul de Barcelona, a Costa Dorada fica entre o delta do Rio Ebro ao Sul e Sitges, ao Norte. Seus mais de 100 km de litoral são exuberantes destinos turísticos, compostos por praias de todos os tamanhos, com areias finas como a de Salou, ou a de l’Hospitalet de Infant, Calafell, Torredembarra e Roda de Barà, além de pequenas baías com vista para o Mediterrâneo.

Com invejável qualidade ambiental e a pureza de sua água do mar, a região traz ótimas opções para excursões que privilegiam a natureza, como as Montanhas Prades e o Parque Natural do Montsant, além da Reserva Natural do Delta do Ebro.

Pitoresca também pela origem romana, Tarragona teve seu sítio arqueológico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2000. Por lá, o viajante consegue visitar as antigas muralhas romanas, o anfiteatro, o fórum e outros vestígios do passado.
Foi justamente nesta costa paradisíaca e interessante, que encontramos a pequena vila de pescadores que constitui o berço do Gin Mare, o primeiro e verdadeiro gin da região do Mediterrâneo.

A FAMÍLIA GIRÓ E O GIN MARE
Marc Giró e Manuel Giró Jr. vêm de uma família com tradição na elaboração de gin, que remonta ao Gin MG, criado por seu avô Manuel. Buscando abrir novos horizontes, decidiram modernizar a produção da família, buscando um gin com personalidade, que trouxesse, com seu sabor, o estilo de vida mediterrâneo.

Além dos tradicionais zimbro, casca de laranja amarga, casca de laranja de Sevilha, casca de limão, cardamomo e sementes de coentro, eles procuraram ingredientes que refletissem esta personalidade, decidindo-se pela azeitona arbequina (a única no mundo que possui Denominação de Origem própria), tomilho da Turquia, alecrim da Grécia e manjericão da Itália, as ervas mais emblemáticas do Mediterrâneo em um blend único, que compõe a essência de um DNA embalado numa garrafa elegante e semelhante à de um fino perfume, o que é bastante adequado para um destilado tão aromático quanto o gin.

sociedade-da-mesa

O resultado é destinado aos verdadeiros amantes do gin. O Gin Mare passa por destilações individuais feitas em pequenas quantidades e macerações de seus cítricos por mais de um ano, e suas ervas principais são maceradas uma a uma, em um processo que envolve paciência, carinho e um rigoroso controle de qualidade. Tudo isso destilado em um alambique florentino de 180 litros, que fica em uma charmosa capela em Vila Nova i la Geltrú, nas proximidades de Barcelona.

O local, outrora um porto de pesca, possui uma história curiosa: a modernização da orla catalã. Iniciada há 100 anos, ameaçou a existência da capela, que seria destruída. Porém, na década de 1920 um grupo de monges sugeriu que a mesma fosse desmontada e reconstruída, pedra a pedra, no local onde hoje se situa. Sem dúvida, uma benção para a criação do Gin Mare e também para os amantes do verdadeiro e único gin mediterrâneo.

PREMIAÇÕES
Desde sua criação, o Gin Mare vem arrebanhando prêmios por suas qualidades. Neste ano, por exemplo, o Annual Report The World’s Best Bars colocou-o em 6º lugar nas categorias Melhor Marca de Destilado e Marca de Gin Tendência. E em 10º lugar como Marca Tendência. E 10º Gin Mais Vendido. Os coquetéis exclusivos criados com o Gin Mare também não ficam atrás. Todos eles foram agraciados com o prêmio Inspirações Mediterrâneas. (Para saber mais, consulte nossa coluna Drinks deste mês).

1724-botella-sola

Tônica 1724. O par perfeito
Para acompanhar esta verdadeira joia refrescante, sugerimos a você, associado, a água tônica 1724. Cujo objetivo na produção é elevar às últimas consequências a qualidade da eterna companheira do gin.

Trata-se da única tônica com quinina original. Explicamo-nos: todas as tônicas utilizam a quinina da Índia. As quais definem como a original. Porém, a quinina chegou à Índia apenas no século XVIII. Pelas mãos de conquistadores advindos da América. Onde já era cultivada e utilizada pelos incas há mais de 100 anos.

A quinina da 1724 é colhida na trilha inca do Peru, a 1.724m de altitude, daí o nome. Ela oferece diferenciais marcantes para agregar sabor ao Gin Mare, como sua origem natural. Além disso, há o equilíbrio perfeito entre as notas cítricas. Onde predomina a tangerina, e o amargo, o que potencializa o sabor deste gin superpremium. Outro ponto importante da Tônica 1724 são as bolhas tipo champanhe. Elemento-chave da tônica, as bolhas pequenas garantem a quantidade carbônica ideal, sem interferir no sabor da bebida. Tudo isso vem delicadamente acomodado em uma bela embalagem, especial para coquetelaria.

Com esta seleção, convidamos você, associado, a desfrutar e festejar mais um fim de ano com um brinde à moda da Sociedade da Mesa: de sabor e personalidade únicos.

Texto: Paulo Samá

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!