tacaEsta coluna foi criada para revisitar detalhes curiosos de artigos já publicados em nossas edições mais antigas. Para relembrar ou para conhecer, se você for um novo associado.

A taça Pompadour é aquela que tem a forma aberta e um borde curvo, bom para manter o líquido na taça quando a mão que a segura se movimenta, evitando riscos como derramar a bebida em quem está ao lado.

Por essas e outras, a taça é chamada até hoje de “rainha das festas”. Uma rainha de origem curiosa, diga-se. Inclusive porque sua criação também foi encomendada por uma rainha. A taça de porcelana teria sido um pedido de Maria Antonieta, esposa de Luis XVI.

O modelo para a fabricação teria sido seu próprio seio. Mesmo assim o povo da época não perdoou e transformou a história em piada. Não pelo seio em si, e muito menos por culpa de Maria Antonieta.

sociedade-da-mesa

A reputação de mulherengo do monarca fez com que os súditos apelidassem a taça de Pompadour, em homenagem à sua amante, Madame Pompadour. E o nome, como vemos, pegou. Quer saber mais sobre a taça? Está em nossa edição número 153.

Texto: Paulo Samá

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!