berliquetPerto do povoado de Saint-Emilion, no bairro de Saint-Martin, encontra-se a bodega que está selecionada para este mês; Chateau Berliquet. Que está no epicentro das bodegas mais prestigiosas de Bordeaux.

O Chateau Berliquet foi construído pela família de Sèze no século XVIII. E mantém até hoje a configuração original e, portanto, o encanto atemporal que faz únicos os châteaux de Bordeaux. Berliquet é uma das bodegas mais antigas de Saint- Emilion, com referências históricas de 1768 no mapa de Pierre de Belleyme, geógrafo do rei Luis XV.

Ao longo de sua história, Berliquet pertenceu a várias famílias. Até que em 1917 foi adquirida pelo conde de Carles, avô do atual proprietário. Que pouco a pouco foi recuperando o esplendor e o prestígio de tempos atrás, obtendo a categorização entre os vinhos de Saint-Emilion, na classificação de 1986, que é mantida até os dias atuais.

E é isso que tratamos de procurar para nossos associados; bodegas com caráter e personalidade. Que conseguem, através de seus vinhos, mergulhar-nos na origem e nos permitem descobrir mais do que um vinho, e sim uma experiência. Chateau Berliquet é um claro exemplo de como os pequenos detalhes fazem grande um vinho ao longo de sua história. O cuidado meticuloso e respeitoso com a vinha; a precisa seleção da data de vindima; o trabalho na bodega que respeita a fruta; e as técnicas tradicionais na elaboração de Saint-Emilion. Junto a uma cuidadosa crianza nas bodegas subterrâneas escavadas na pedra, fazem com que este vinho seja uma expressão fiel de seu privilegiado “terroir”.

sociedade-da-mesa

A bodega possui 9 hectares de vinhedo. Com uma média de idade de 35 anos, e orientação sul-sudoeste sobre a meseta de La Magdeleine, próxima a Saint-Emilion, constituída por 3 parcelas: “le plateau”, “le coteau” e “le bas de coteau”.

Patrick Valette é o enólogo de Chateau Berliquet desde 1997. Seu trabalho no vinhedo e na bodega busca o protagonismo da uva, tal como ele mesmo descreve: “a qualidade do vinho se consegue principalmente na vinha e não somente na bodega. Em nossos vinhos, esperamos criar um bom conjunto e uma expressão marcante da fruta”.

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Vinhos TintosPowered by Rock Convert