,,01Fonte de água? Que nada, na Itália, país com uma das culturas vitivinícolas mais tradicionais, a fonte é de vinho.

País sempre mencionado quando o assunto é voltado para a gastronomia ou o vinho, a Itália tem sido notícia por ter ido além na paixão pela enocultura.

Uma vinícola de Abruzzo, região da D.O.C.G. Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane, inaugurou uma fonte de vinho, que faz jorrar a bebida – vinho tinto – 24 horas por dia, sem custo nenhum, para quem estiver de visita.

Para isso, a vinícola pediu para que um arquiteto italiano assinasse o projeto da “fontana del vino”, composta por uma estrutura em formato de barril de carvalho de três metros de diâmetro, em que fica localizado o “bebedouro”, de onde sai o vinho. Para pegar a bebida, basta abrir a torneira.

A ação faz parte de um projeto conjunto com a organização sem fins lucrativos que mantém o “Cammino di San Tommaso”, importante rota que percorre o caminho entre Roma e Ortona, e se inspirou numa fonte semelhante, a Fuente del Vino das Bodegas Irache, que fica na rota de peregrinação do Caminho de Santiago, na Espanha.

sociedade-da-mesa

Inaugurada em outubro, nas primeiras semanas a fonte recebeu uma grande quantidade de turistas e curiosos. Sedentos por participar da novidade. Rapidamente, a vinícola esclareceu em sua página de Facebook que a fonte não é local para “bêbados” ou “arruaceiros”. Mas sim para apreciadores da cultura do vinho.

Texto: Ana Carolina Almeida

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!