Toque Tech
No restaurante catalão “El Celler de Can Roca”, um dos mais premiados do mundo, usam-se pinças para pescar ingredientes, seringas e conta-gotas para ministrar molhos e aromas. Precisão milimétrica na execução e arrumação de cada prato. A ciência e a culinária misturadas, a cozinha que parece laboratório.

São novas tecnologias que trazem resultados e experiências únicas, impossíveis de se obter com utensílios tradicionais. E um dos instrumentos mais celebrados pelos magos da alimentação modernista, é o evaporador rotativo.

A engenhoca, antes usada somente por cientistas na análise de solventes, é equipada com frascos, condensadores, banho-maria e controlador de temperatura; que ajudam a vanguarda gastronômica a extrair aromas e sabores inesperados.

Já foram destilados a vácuo, sob baixas temperaturas, de camarão a eucalipto, de cogumelo a terra, suas respectivas essências transferidas depois para pratos e coquetéis.

O leite condensado de cabra, revelando sabor natural de caramelo; a criação de sessenta variações de vodka. A função da máquina é capturar o espírito mais puro. A solução original de quase tudo, sólido ou líquido, para impregnar produtos com extratos de ervas, frutas, álcool, perfumes, até areia e mar.

sociedade-da-mesa

Objetivo: despertar memórias, vivências e emoções contrastantes. E consegue.

Texto: Fábio Angelini

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!