Faca1731Em nossa edição passada, a faca Twin 1731 foi citada pelo entrevistado do mês. Ficamos fascinados e fomos atrás pra saber mais sobre essa verdadeira potência cortante.

Criada pela tradicional marca alemã Zwilling J.A. Henckels para comemorar os 280 anos de sua fundação, a 1731 vale muito mais do que pesa. Trata-se de uma edição limitada que custa por volta de 2 mil reais. O preço um tanto salgado tem suas razões de ser, e não são poucas.

Para começar, a faca é fabricada em aço Cronidur 30, nada menos que o material utilizado na construção dos ônibus espaciais da NASA. A lâmina é feita através de modernas técnicas de fabricação. No processo de endurecimento, por exemplo, ela chega a ser aquecida a 1.000ºC, para depois ser rapidamente resfriada, o que altera sua estrutura interna para só então temperar o metal.

Cada lâmina ainda é lixada duas vezes à mão pelos mestres cuteleiros da fábrica de facas, com espessuras que nós, mortais, jamais imaginaríamos, pois chegam a milésimos de milímetros. Para completar, o cabo é de ébano de macassar, uma madeira nobre e rara da Indonésia, que dificulta a absorção da umidade. A finalização da faca também é artesanal e apenas 3 funcionários da Zwilling possuem conhecimento e experiência para fazê-la.

sociedade-da-mesa

Tudo isso, mais uma limpeza feita através de ultrassom antes de embalar e despachar a faca, fazem da 1731 uma preciosidade que vai ficar muito bem na cozinha de quem quiser uma raridade afiada.

Preço médio: R$ 2.000,00

Atenção: a Sociedade da Mesa e sua revista não têm acordos comerciais com as marcas e produtos apresentados nesta coluna. O valor exposto é o médio praticado no mercado. Caso se interesse, recomendamos que faça uma busca na internet a fim de encontrar o melhor custo-benefício.

Texto: Rafael Souza

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!