lesailesdeberliquet2011_photo

Após um ano voltamos a selecionar um grande vinho de Bordeaux para nossa Seleção Obras-Primas. Desta vez, de uma bodega grande quanto a seus vinhos e história, mas pequena por suas dimensões, já que sua exclusiva produção somente alcança as 50.000 garrafas, e isso não ocorre em todas as colheitas.

País: França
Região: Bordeaux
Indicação Geográfica: Saint-Emilion Grand Cru
Uvas: 70% Merlot, 25% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon
Maturação: 16 meses de crianza em barris de carvalho francês 90% novos
Álcool: 13% vol.
Produtor: Chateau Berliquet

O vinho
Após a vindima em caixas, a uva foi selecionada cacho por cacho, antes de ser suavemente desengaçada. Em seguida, passou para fermentação em pequenos depósitos de 5.000 a 7.000 litros, fermentando separadamente cada varietal. Finalizada a fermentação alcoólica, o vinho macerou com as peles por outros 20 dias, antes de ser transferido para os barris de carvalho francês, onde realizou a fermentação malolática e completou sua crianza de 16 meses. Os barris novos, que são 90%, permanecem na bodega de crianza subterrânea escavada na pedra.

Cata
Vermelho-cereja vivo, intenso, coberto, brilhante. Destaca-se pela elegância no nariz. Na taça parada parecem destacar-se os aromas primários e se decantarmos e deixarmos o vinho respirar, inicia-se uma explosão de fruta vermelha madura, dando passagem para uma fruta preta em licor que se mistura com cacau, toques de especiarias e madeira elegante. A boca é expressiva, viva, com acidez equilibrada, com uns taninos domados, polidos, que são pura seda na boca. Longo na boca, onde reaparecem os toques de fruta preta muito madura quase licorosa, um supervinho.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Ideal para um rosbife na mostarda com batatas ao forno, ou uma perna de cordeiro assada com ervas finas e acompanhando até as sobremesas, com uma tábua de queijos variados, entre eles o Gruyere, Emental ou Morbier.

Serviço
A temperatura de consumo deve estar em torno de 15 a 17ºC. É muito recomendável decantar o vinho para melhorar sua oxigenação. Se a opção for guardá-lo no momento, cada vez mais será necessária a oxigenação prévia. Portanto, recomenda-se a utilização de um decanter de fundo grande, e que se espere uns 30 minutos antes do momento de consumo.

Guarda
Está em um excelente momento de consumo, com uma boa integração de fruta e a madeira bem definida. Continuará crescendo na garrafa pelos próximos anos. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 7 anos, a contar de 2017.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!