SAB1045Vinhedos com mais de 40 anos situados em Paarl são a origem do Sun & Air Cinsault. Um vinho com bom conteúdo de fruta, suave e saboroso. Os velhos vinhedos são um argumento de peso para este vinho – vinhedos de baixa produção que garantem que a fruta vindimada esteja nas condições ideais para se obter dela o melhor vinho de Cinsault.

País: África do Sul
Região: Western Cape
Indicação Geográfica: W.O. Coastal Region
Uva: 100% Cinsault
Maturação: sem crianza em barril
Álcool: 13,5% vol.
Produtor: Boutinot Wines

O vinho
Vindima manual de vinhedos com idade média superior a 40 anos. A uva foi fermentada em depósitos de aço inoxidável a baixas temperaturas – entre 18 e 22ºC, procurando-se preservar a fruta sobre a extração da estrutura. Realizaram-se dois remontados diários. Finalizada a fermentação alcoólica, foi mantido macerando as peles durante quatro dias. A fermentação malolática também foi realizada em depósitos de aço inoxidável. O vinho foi ligeiramente clarificado e filtrado antes de engarrafar, para se prolongar o perfil frutal por mais tempo na garrafa.

Cata
De cor cereja e capa de intensidade média. Surpreende o nariz pelos seus potentes aromas de fruta vermelha madura com recordações florais. Boca redonda, de fácil passagem, agradável e longo. A fruta vermelha ácida retorna a cada gole. Seu retrogosto presenteia-nos novamente com frutas vermelhas intensas e sensações florais.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Uma sopa fria de tomate pode ser uma excelente entrada para este vinho, logo podemos acompanhá-lo com um peixe na chapa ou uma carne de ave com molho. Pratos não muito gordurosos vão potencializar os sabores de fruta vermelha deste Cinsault.

Serviço
Consumir entre 15 e 17ºC. Não é necessária a decantação nem abertura com antecedência ao momento de consumo pelos próximos meses.

Guarda
Está em um ótimo momento para consumo, com uma fruta bem definida e viva. Ainda assim, espera-se um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo nos próximos três anos, a partir de 2017.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert