Boia-Fria é um termo gastronômico?

Pode ser, sim. A expressão não tem mais acento, porém é bem mais antiga que a reforma ortográfica. A palavra se refere ao hábito alimentar dos trabalhadores da lavoura; que saíam para o trabalho ainda de madrugada, carregando a comida (boia) no ombro. Como o almoço era próximo do meio-dia, a comida estava sempre fria na “hora da boia”.

sociedade-da-mesa

De onde vem o gás da água com gás?

Depende, porque existem a água com gás natural e a gaseificada artificialmente, você sabe. A segunda é fabricada através de um processo que simplesmente extrai o oxigênio e injeta gás carbônico no lugar dele. Pra que isso ocorra com facilidade, a água é resfriada, pois, quando estão em baixas temperaturas, as moléculas do gás se movimentam menos, o que facilita que sejam agregadas à água.

Já a água com gás natural, como o próprio nome diz, vem da natureza. Chamada pelos profissionais da ciência de água carbonatada ou carbogasosa, ela se forma a partir do aquecimento subterrâneo, em locais que já tiveram atividade vulcânica ou onde o magma está mais perto do exterior.

Sua formação é curiosa: o calor muito forte quebra as moléculas dos minerais da água, incorporando gases à água e liberando vapores.

Mesmo assim, quando o teor natural do gás carbônico é muito baixo, algumas das águas com gás ditas “naturais” às vezes levam uma injeçãozinha extra de gás carbônico antes de serem liberadas para o comércio.

Texto: Paulo Samá

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!