Você sabe de onde surgiu o termo boia-fria? E tem alguma ideia de onde vem o gás utilizado na produção da água com gás? Vem conferir as respostas para essas perguntas no texto de hoje!
Boia-Fria é um termo gastronômico?
Pode ser, sim. A expressão não tem mais acento, porém é bem mais antiga que a reforma ortográfica.
A palavra se refere ao hábito alimentar dos trabalhadores da lavoura; que saíam para o trabalho ainda de madrugada, carregando a comida (boia) no ombro.
Confira os melhores vinhos brasileiros na nossa loja
Como o almoço era próximo do meio-dia, a comida estava sempre fria na “hora da boia”.
De onde vem o gás da água com gás?
Depende, porque existem a água com gás natural e a gaseificada artificialmente, você sabe.
A segunda é fabricada através de um processo que simplesmente extrai o oxigênio e injeta gás carbônico no lugar dele.
Pra que isso ocorra com facilidade, a água é resfriada, pois, quando estão em baixas temperaturas, as moléculas do gás se movimentam menos, o que facilita que sejam agregadas à água.
Já a água com gás natural, como o próprio nome diz, vem da natureza.
Chamada pelos profissionais da ciência de água carbonatada ou carbogasosa, ela se forma a partir do aquecimento subterrâneo, em locais que já tiveram atividade vulcânica ou onde o magma está mais perto do exterior.
Confira os melhores espumantes do mercado com os melhores preços
Sua formação é curiosa: o calor muito forte quebra as moléculas dos minerais da água, incorporando gases à água e liberando vapores.
Mesmo assim, quando o teor natural do gás carbônico é muito baixo, algumas das águas com gás ditas “naturais” às vezes levam uma injeçãozinha extra de gás carbônico antes de serem liberadas para o comércio.
Texto: Paulo Samá
Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!