Não se iluda com a cor roxa – dependendo do ângulo, rosada. O teor alcóolico da tiquira não tem nada de suave. Como típica bebida do norte do Brasil, é arretado que só.
E mais: a cachaça maranhense criada pelos índios, vista por muitos como “bebida pra cabra macho”, não dá um show de força apenas quando a gente a encara cowboy, de frente e com cara de bravo.
A aguardente regional também faz bonito nos drinks. E sem perder a pose de durona.
Acontece que os drinks com tiquira têm como maior característica a preservação do sabor marcante. Ou seja, mesmo que o mix venha repleto de sabores de frutas ou de outras bebidas, a tiquira sempre sobressai.
Segundo o barman Victor Levi, em artigo do Portal Você Gastrô, a bebida vai muito bem em misturas mais clássicas, como a caipirinha, e também em drinks mais inovadores. No portal, o barman apresenta alguns deles. Aqui, trazemos dois para quem quiser experimentar.
É beber para crer.
Tiquira Sunrise
Coloque todos os ingredientes, menos o licor de morango, na coqueteleira. Sacuda até gelar.
Depois de pôr no copo, finalize com o licor de morango e coloque uma fatia da laranja na borda do copo.
Tiquira Formosa
Coloque o mamão e o açúcar na coqueteleira. Macere. Acrescente a tiquira e o gelo, sacuda bastante e sirva.
Texto: Rafael Souza
Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!