Não feliz com seu Ph.D. de física ou suas premiadas fotos de animais africanos; não satisfeito com o pós-doutorado em cosmologia com Stephen Hawking, nem com as ossadas de tiranossauro que descobriu em Michigan; não conformado com o campeonato mundial de churrasco que venceu em 1991, ou com o período em que foi o braço direito de Bill Gates, Nathan Myhrvold, bilionário multidisciplinar e cientista americano, resolveu passar três anos escrevendo um livro de receitas. Mil e quinhentas receitas.

Para compilar o “Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking”, em conjunto com os chefs Chris Young e Maxime Bilet, Nathan fez todos os experimentos gastronômicos que lhe passaram pela cabeça, em sua megacozinha tecnológica de 1800 m2. Objetivo: esmiuçar as técnicas da culinária moderna, da cozinha molecular, sob a ótica da física e química.

Entre as suas traquitanas, tinha uma centrífuga 13 vezes mais potente que a força da gravidade, um aparelho ultrassônico para fazer as batatas fritas mais perfeitas do universo, e um evaporador rotativo que extrai óleos de ingredientes incomuns, como pétalas de rosas. Detalhe é que o próprio homem se encarregou de saborear e ajustar os pratos.

sociedade-da-mesa

Os equipamentos high-tech produziram várias descobertas, corroboradas por fórmulas e medições, como o desempenho superior do grill de carvão em relação à churrasqueira a gás. Churrasco, aliás, é o favorito do homem. Uma outra revelação deixou os enófilos de cabelos em pé; para os vinhos tintos novos, trocar o tradicional decanter por meio minuto de liquidificador, que a ciência garante.

Ferran Adriá, um dos pioneiros na arte de misturar comida e laboratório; disse que a obra é o melhor exemplo de diálogo entre cozinha e ciência. Bem, podemos conferir por nós mesmos. Difícil será conseguir os instrumentos de Nathan para preparar as receitas em casa.

Texto: Spartaco Rodrigues

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!