Nós gostamos de vinhos envolventes, intensos e frutados. E este estilo é fácil de se encontrar no Levante Espanhol, onde o clima mediterrâneo une-se prodigiosamente às suas condições geológicas, a uma altitude que permite a produção de uva com um equilíbrio natural. Esta é a origem de grandes vinhos como este que estamos apresentando neste mês de maio. Castaño GSM 2015, um “coupage” de três varietais: Monastrell, Syrah e Garnacha Tintorera, que souberam adaptar-se com perfeição ao “terroir” de Yecla – região vitivinícola histórica, onde ainda hoje em dia podemos encontrar alguns dos vinhedos prefiloxéricos mais interessantes da Europa.

País: Espanha
Região: Levante
Indicação Geográfica: D.O. Yecla
Uvas: 40% Monastrell, 40% Syrah e 20% Garnacha Tintorera
Maturação: 4 meses de crianza em barris de carvalho 80% franceses e 20% americanos
Álcool: 14,0% vol.
Produtor: Bodegas Castaño

O vinho
Fermentação em depósito de aço inoxidável. Cada uma das três variedades foi vindimada separadamente, em seu ponto ótimo. A fermentação foi feita a baixas temperaturas, de 24 a 26ºC, procurando preservar a máxima expressão de fruta. Uma vez terminada a fermentação alcoólica, os vinhos foram para os barris de carvalho franceses e americanos, onde, individualmente realizaram a fermentação malolática. Quatro meses depois, procedeu-se com o assemblage dos três varietais, antes de sua leve clarificação e filtragem.

Cata
Excelente capa de cor vermelho-cereja vivo. Nariz de boa intensidade, onde se misturam as notas de fruta vermelha (morango) com as características da Monastrell e uma madeira torrada, destacando notas de café. Na boca é vibrante, dotado de uma boa e elegante estrutura, onde a fruta vermelha volta a se destacar. Porém, desta vez aparece acompanhada de fruta preta (amora). Longo, redondo, suculento e com profundo retrogosto.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Vinho fresco, descontraído e de fácil harmonização com todo o tipo de comidas, mas nesta ocasião vamos sugerir salsichas de carne bovina na brasa, acompanhadas com purê de batatas ao queijo azul. Um prato gorduroso, mas equilibrado com o purê, acompanhado de uma deliciosa mostarda doce.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar entre os 15 e os 17ºC. Não é necessária sua decantação nem abrir a garrafa antes do momento de consumo, ao menos nos próximos meses.

Guarda
Está em um momento de boa expressão frutal. Sua crianza nos permitirá desfrutar de uma evolução pausada para os aromas mais complexos nos próximos meses. Estima-se um consume ótimo dentro dos próximos três anos (2017 a 2020).

Fica claro que Castaño GSM 2015 nos apresenta este interessante coupage, suculento e envolvente de Monastrell, Syrah e Garnacha Tintorera. Desfrutem de sua fruta vermelha, suas notas de especiarias e fina crianza, que engrandecem a fusão frutal das três variedades. Saúde!

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert