Macarronada, pizza, filé de peixe, arroz com feijão, hambúrguer… Praticamente impossível dizer qual é o prato mais comido no mundo. Mas graças à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, sabemos quais são os alimentos mais populares e quem é o mais louco por eles.

No topo, o leite e seus derivados, com 590 milhões de toneladas consumidas ao ano, e os finlandeses, com um consumo per capita de 380 kg. Curiosamente, 90% dos adultos na Tailândia são intolerantes ao produto. Depois vem o trigo, com 440 milhões de toneladas e o Azerbaijão: 208 kg por pessoa por ano.

sociedade-da-mesa

Em terceiro, o arroz (354 milhões de toneladas/ano), e o grande comilão do cereal não é a China, não é o Japão, é Bangladesh: por ano, cada cidadão manda pra dentro 173 kg de arroz. A batata ocupa o próximo posto, com 217 milhões de toneladas, e o bielorrusso consumindo 182 kg do tubérculo. Fechando o top five vem a cerveja, com 166 milhões de toneladas anuais. Seu maior apreciador? A Holanda. Que, por sinal, também é considerada a melhor nação do mundo em termos de alimentação saudável.

Texto: Fábio Angelini

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!