Solo Uno é uma seleção da variedade que, a cada ano, completou de maneira mais precisa seu equilíbrio natural e portanto a bodega elabora de maneira independente. E para que nossos associados comprovem o quão caprichosa é a natureza, nesta Seleção-Obras Primas apresentamos 2 vinhos, de 2 variedades, de 2 colheitas consecutivas: em 2009, um 100% Cabernet Sauvignon e em 2010 um 100% Sangiovese, que procuram transmitir as peculiaridades de cada colheita.

País: Itália
Região: Toscana
Indicação Geográfica: IGT Rosso Toscano
Uvas: 100% Cabernet Sauvignon
Maturação: 12 meses de crianza em barris de carvalho franceses novos
Álcool: 14,5% vol.
Produtor: Fattoria Castelvecchio

O vinho
Procedente do “Single Vineyard” La Quercia, este Cabernet Sauvignon foi o primeiro Solo Uno selecionado pela bodega, em virtude das características únicas e surpreendentes que apresentou na vindima de 2009. Foi vindimado no seu ponto ótimo de maturação, em caixas de 12 quilos. Uma vez na bodega, as uvas foram maceradas em depósito de aço inoxidável durante 48 horas. A fermentação alcoólica e posterior maceração prolongaram-se durante 18 dias, período após o qual o vinho gema foi trasfegado para barris de carvalho franceses das tonelarias de maior destaque de Borgonha. O período de crianza prolongou-se por 12 meses, após os quais o enólogo procedeu a cata barril por barril, para selecionar somente os 10 melhores.

Cata
Vermelho-púrpura, com borda cor de telha e lágrima com destaque. Potente nariz que necessita respirar. De início, aparecem notas de crianza e cereja madura, que vão dando passagem para notas balsâmicas, de cortiça e trufa, que se integram com finos aromas de madeira. Na boca, não se pode negar que se trata de um bom Cabernet, com taninos potentes, porém bem redondos, que dotam o vinho de grande volume e estrutura. Equilibrado balanço de acidez e volume, onde dominam as notas balsâmicas que dão sensação de frescor. Rico e com a potência controlada de um vinho profundo e intenso, ao qual recomendamos dar tempo e paciência na cata.

sociedade-da-mesa

Harmonização
É difícil encontrar quem não goste de comida italiana, que é tão rica, diversa e perfeita para harmonizar seus vinhos. Portanto, nesta ocasião sugerimos começar com uma focaccia de cebola, azeitonas pretas e alecrim, continuando com uma massa fresca como um agnolotti recheado de foie.

Serviço
Deve ser consumido entre os 15 e os 17ºC. É muito recomendado decantar este vinho para melhorar sua oxigenação. Se não for consumido no momento, cada vez mais vai necessitar de oxigenação, portanto sugerimos que, além de decantá-lo em um decanter de fundo grande, espere-se uns 30 minutos antes de consumir.

Guarda
Está em um bom momento de consumo, mas ainda continuará crescendo na garrafa pelos próximos anos. Estima-se um consume ótimo dentro dos próximos 10 anos (2017 até 2027).

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert