9 DE SETEMBRO
FÊTE DES VENDANGES
CELEBRAÇÃO DA NOVA SAFRA DE VINHOS ACONTECE NA FRANÇA

A colheita das uvas da região francesa de Cheverny marca a sétima edição do Fête des Vendanges, que ocorre em 9 de setembro, para mostrar as novas safras dos vinhos produzidos no Vale do Loire e no circuito das principais vinícolas francesas.
Realizado para as famílias e amigos celebrarem as castas que dão vida às bebidas, o festival reúne trinta marcas produtoras e apreciadores de vinhos que, através de degustações, podem aprender e desvendar mais sobre os sabores e aromas dos rótulos que possuem as denominações AOC, AOC Cheverny e Cour Cheverny, que geralmente nas taças apresentam notas suaves e frutadas, bem aromáticas.
Muitas atividades para todas as idades compõem a festa. Caminhadas e ciclismo nos vinhedos, para que o público conheça o terroir da região e o mercado de produtores com iguarias locais como morangos, carnes e leite de cabra, pontuam a atmosfera sensorial e animada do evento, que também conta com muita música francesa.
Serviço:
Fête des Vendanges
Data: 9 de setembro
Mais informações: www.fetedesvendanges.net

10 E 11 DE SETEMBRO
FRANCE QUINTESSENCE

MAIS DE 400 DESTILADOS SÃO APRESENTADOS EM PARIS

Em setembro de 2015, Paris sediou a primeira edição do France Quintessence. Dois anos depois, o evento volta à Cidade Luz em sua terceira edição apresentando, através de animações, conferências e degustações, mais de 400 bebidas “espirituosas”, sendo uma boa oportunidade para profissionais do setor e apreciadores conhecerem o que há de novo no cenário dos destilados do país.
No coração de Paris, o Pavillon Ledoyen, prédio histórico situado na 8 Avenue Dutuit, é o local escolhido para o encontro que ocorre durante dois dias, para que o público conheça e desvende todos os sabores das matérias-primas das novidades da mixologia, através de degustações com a presença de especialistas de renome, entre os quais bartenders, baristas e sommeliers.
Mais de 90 marcas expositoras estarão presentes no evento. Anis, conhaque, licor, rum, vermute, vodca, gim, espumantes, uísque… São muitas as variedades de bebidas que são as estrelas do festival, com destaques para marcas como Julien Chopin, Casanis e Bercloux.
Serviço:
France Quintessence
Data: 10 e 11 de setembro
Mais informações: www.france-quintessence.fr

sociedade-da-mesa

DE 22 A 24 DE SETEMBRO
LE SALSAMENTARIE

BOLONHA SEDIA FESTIVAL DEDICADO À CHARCUTARIA

Para celebrar os 140 anos de fundação da Associação de Arte da Charcutaria Italiana, o Le Salsamentarie pretende reunir os melhores produtores de embutidos e de queijos para expor e oferecer seus produtos preparados artesanalmente ao público durante os três dias de evento, que acontece no Palazzo Re Enzo, de 22 a 24 de setembro.

Realizado na Bolonha, no norte da Itália, capital que é reconhecida mundialmente pela qualidade de sua gastronomia e por atrair apreciadores de diversas regiões do mundo para conhecerem suas particularidades enogastronômicas, a cidade é uma grande produtora de iguarias da charcutaria como presunto curado, salame e mortadela, além dos queijos e do famoso molho à bolonhesa, que leva tomate e carnes.

Não sem razão, o encontro reunirá as principais marcas qualificadas da Bolonha apresentando uma vasta quantidade de carnes, queijos e delicatessen, além do espaço reservado aos demais alimentos típicos bolonheses e, é claro, vinhos. Degustações, aulas, música e entretenimento também compõem a agenda central do evento.
Serviço:
Le Salsamentarie
Data: de 22 a 24 de setembro
Mais informações: www.salsamentarie.it

24 DE SETEMBRO
FRENCH CLASS LOIRE VALLEY AND BURGUNDY

VINHOS FRANCESES SÃO ESTRELAS DE EVENTO QUE OCORRE EM LOS ANGELES

Apresentar todas as particularidades dos terroirs franceses do Vale do Loire e da Borgonha através de informações, fotos, perspectivas históricas, variedades das uvas e degustações das bebidas produzidas por lá, são as atividades do encontro que acontece no Eat.Drink.Americano, em Los Angeles (CA), no dia 24 de setembro.
A Borgonha é uma das principais regiões produtoras de vinhos da França. E alguns dos terroirs mais famosos são Chablis, Côte d’Or, Côte Chalonnaise e Beaujolais. Já o Vale do Loire também guarda diversas caves conceituadas, como a les Vignerons des Coteaux Romanai e a Cave des Producteurs de Vouvray.
Por isso, o encontro é uma excelente oportunidade para quem quer se aprofundar na história, sabores e aromas dessas tradicionais regiões francesas. Alguns rótulos de destaque da degustação são: Jean Et Sebastien Dauvissat Vaillons Vieilles Vignes, Chabiles Premier Cru 2008 e Chenin Blanc Domaine des Baumard Coteaux du Layon Carte D’Or 2013.
Serviço:
French Class Loire Valley and Burgundy
Data: 24 de setembro
Mais informações: www.winela.com

Texto: Amanda Ivanov

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinho RoséPowered by Rock Convert