Mais uma seleção dupla de dois grandes vinhos Italianos: Santa Seraffa 2016 Cortese e Crocera 2015 Barbera D’Asti. A verdadeira essência da expressão do Piemonte. Tenuta Santa Seraffa – Cortese 2016 é um branco elegante, intenso e perfumado, de uma região vitivinícola e uma variedade que estão na moda: Gavi e sua fantástica Cortese.

País: Itália
Região: Piemonte
Indicação Geográfica: DOCG del Comune di Gavi
Uva: 100% Cortese
Maturação: sem crianza.
Álcool: 12,5% vol.
Produtor: Tenuta Santa Seraffa

O vinho
Vindima em caixas de 15 quilos na primeira semana de outubro de 2016. Após a chegada à bodega, a uva foi desengaçada, levemente prensada e somente os mostos gema foram destinados à elaboração deste vinho. Uma vez obtido, o mosto foi esfriado, para logo iniciar sua decan­tação, que dura 48 horas. A fermentação aconteceu em depósitos de aço inoxidável a uma temperatura controlada entre 15 e 17ºC, prolongando-se por 10 dias. Finalizada a fermentação alcoólica, o vinho foi trasfegado com suas borras, com as quais permaneceu por pelo menos 3 meses, sendo mexido com frequência, para melhorar sua estabili­dade e arredondar sua boca e nariz. Uma vez completada a crianza, o vinho foi clarificado suavemente e filtrado para seu engarrafamento.

Cata
De cor amarela-palha brilhante. No nariz revela aromas florais delicados com tons persistentes de aromas de frutas maduras, e terciários que prometem longevidade. Na boca é fresco, mas ao mesmo tempo denso, com um equilíbrio pouco comum entre o grande frescor e muito corpo, além de glicérico, o que o faz envolvente.

sociedade-da-mesa

Harmonização
Este vinho harmoniza bem com pratos de peixe cru ou le­vemente marinados, assim como sashimi de atum verme­lho ou salmão, salada de arroz ou arroz com um pescado, como o bacalhau.

Serviço
Sua temperatura de consumo deve estar entre 6 e 8 ºC. Nos próximos meses não será necessária sua decantação nem abertura com antecedência ao momento de consumo.

Guarda
Está em um ótimo momento, com boa expressão de fruta. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos quatro anos (2017 a 2021).

Texto: Alberto Pedrajo
Tradução: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert