A mais antiga culinária do mundo, a base da cozinha do Oriente Médio e do Ocidente, é a mesopotâmica. Quem afirma é a comunidade científica, amparada por registros arqueológicos. O mais importante deles foi achado em Mari, cidade semítica da Síria, hoje chamada de Tel Hariri: três tábuas de argila com inscrições cuneiformes, contendo dezenas de receitas com cerca de 4 mil anos.

Tais receitas seriam destinadas somente às mesas reais e oferendas aos deuses. E apesar da idade, são incrivelmente atuais e bem elaboradas. Revelam grande
variedade, complexidade e refinamento. Quem poderia pensar que, há tanto tempo, alguém já tivesse suas próprias técnicas de aromatização e preservação de alimentos, por exemplo?

sociedade-da-mesa

Era mesmo uma civilização avançada na cozinha, com muitos tipos de utensílios e panelas, molhos ricos, misturas de ingredientes entregando sabores raros, vegetais cuidadosamente elaborados e inúmeras formas de preparar inúmeras carnes, do pombo à gazela. Usavam cominho, coentro e alho, fabricavam queijos, consumiam frutas frescas, secas ou cristalizadas, comiam bastante pão. E tomavam sopa também, quando não estavam tomando cerveja.

Texto: Spartaco Rodrigues

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert